Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Projeto Uma Noite Artística na Escola

Justificativa

A música, as artes literárias e audiovisuais, o teatro e a dança podem favorecer a formação da identidade e fecundar no jovem a consciência de uma sociedade multicultural.

O intuito do projeto é o de propor aos estudantes a capacidade de humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.

Essa capacidade de apreciação frente a manifestações artísticas do próprio meio sócio-cultural, e também às nacionais e internacionais que integram o patrimônio cultural edificado pela humanidade no decorrer de sua historia e  nos diferentes espaços geográficos estabelecem inter-relações entre as linguagens artísticas e os demais conhecimentos adquiridos na escola.

     Objetivos

  •     Valorizar o trabalho dos profissionais das linguagens artísticas, da critica, da divulgação e circulação dos produtos de arte;
  •   Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte – em suas múltiplas linguagens-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão histórica;
  •    Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, na linguagem da arte( música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais) de modo abrangente e geral.

 

     DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

  •     Todas as atividades propostas neste projeto são inovadoras e inéditas e dependerá principalmente do envolvimento individual e/ou coletivo dos alunos.
  •         As apresentações serão dinâmicas e oportunizaram a participação de maior numero de participantes.
  • §        O tema das apresentações é livre, ficando ao critério das equipes.
  • §        As equipes serão formadas por sorteio, assim como os professores - coordenadores.
  • §        O nome de cada equipe será de livre escolha dos alunos.

   Quanto às modalidades:

REPORTAGEM TURÍSTICA – TEMA: (livre sobre um local ou cidade)

   MÚSICA – (INÉDITA). TEMA - LIVRE

   POESIA - (INÉDITA). TEMA – LIVRE

   COMEDIANTE(S) POR UM DIA – TEMA LIVRE.

SE VIRA NOS 30.

     Reportagem turística – duração máxima de 10 minutos.

Cada equipe deverá apresentar um slide no data show, valorizando nossos pontos turísticos. O espaço geográfico será: Sacramento. Será avaliado pelos jurados o trabalho de  pesquisa, a criatividade, a elaboração e criação do slide.

    Música  duração máxima de 10 minutos - cada equipe deverá apresentar uma canção inédita, criada individual e/ou coletivamente pelos alunos de tema livre.

    Poesia – duração máxima de 10 minutos. Cada equipe deverá apresentar um poema ou poesia inédita, criada individual e/ou coletivamente pelos alunos de tema livre.

    Comediante(s) por um dia – duração máxima 20 minutos - Cada equipe deverá apresentar um quadro de comédia, individual e/ou coletivamente pelos alunos de tema livre. 

   Se vira nos trinta – Cada equipe deverá apresentar 6 alunos, em qualquer tipo de modalidade, para se apresentar em 30 segundos,  demonstrando sua habilidade para apreciação do jurado. Para isso será alternado um aluno de cada grupo, que se apresentará sob um pseudônimo artístico de livre criação. Ao termino dos 30 segundo soará o alarme e será convidado o próximo participante. Os jurados escolherão apenas um ao final de todas as apresentações. 



Nenhum comentário: