Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

domingo, 8 de março de 2009

Atividade de ensino religioso

A palavra que nos transforma

  

A Bíblia não pode ser lida de qualquer jeito, como se fosse, simplesmente, mais um livro. É preciso que, após a leitura, estejamos diferentes do que éramos antes de ler.

Para compreendermos bem isso, vamos usar os seguintes objetos: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho vazio de remédio, uma esponja numa vasilha transparente de água.

Considerar que a água que está na vasilha é a Palavra de Deus que deve ser vivida por todos nós.

1.     De um objeto para cada pessoa.

2.     Começar com a bolinha de isopor. Coloca-la na vasilha com água. Observar que ela não afunda e não absorve a água que está na vasilha. E nós? Como absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis à palavra?

3.     Mergulhar o giz, observando que ele absorve pouquíssima água. É o pouco que absorve a retêm só para si sem repartir com ninguém. E nós?

4.     Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água de que ele se encheu e observar que o vidrinho tinha água   para passar para os outros sem guardar nada para si mesmo. E nós?

5.     Por fim, mergulhar a esponja, espremer a água, observando que ela retém ainda a água. Mesmo espremendo mais e mais a esponja, ela continua molhada.

 

Analisando a dinâmica

 

O ideal é que a turma chegue a essa conclusão sozinha. O professor deve, apenas, conduzir a reflexão para analisar o como assimilamos a Palavra de Deus em nossa vida, simbolizando nestes quatro objetos.

 

“A erva seca, a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus se realiza sempre”. (Is 40,8)

“Quem ouve a Palavra de Deus e a põe em pratica, é como o homem que construiu sua casa sobre a rocha.” ( Mt 7, 24)

 

 

 

Nenhum comentário: