Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

terça-feira, 24 de março de 2009

Como ser lembrado





Por que alguns homens e mulheres permanecem para sempre na memória das pessoas e outros simplesmente desaparecem e nunca são lembrados?
É fácil: algumas pessoas tocam a alma das outras pessoas. Mas, chega um momento em que essas pessoas precisam parar com o seu trabalho, pois cada um de nós tem uma missão ou um propósito debaixo dos céus. Trabalho tem limite por melhor que ele seja. Gandhi teve que parar, Jesus teve que parar ( pelo menos aqui na Terra). E pararam quando pareciam estar no momento de maior expressão do seu trabalho.
Ser líder é acender o animo dos que lideramos. Mesmo na ausência física deles, deixaram ideais e exemplos e são justamente suas ideias e exemplos de vida, essa determinação e rumo certo a seguir que os mantiveram imortais.
Isso não acontece só com "celebridades" e religiosos, acontece também com simples mortais como nós.
Como educadores estamos sendo um diferencial para nossos alunos?
O que estamos ensinando: conteúdos disciplinares ou também valores humanos?
qual tem sido nossa postura quando nos deparamos com comportamentos inadequados, ficamos calados, assistimos passivamente ou mostramos o outro lado?
A sociedade precisa entender que só podemos ter aquilo que plantamos. Se plantamos a tempestade,vamos colher os ventos do dissabor.
Amar é o desejo do bem em todo lugar. Nao devemos ter medo de ser bons. De acolher nosso aluno, de abraçar, de olhá-los nos olhos, de dizer que ele é importante, de notar sua ausencia e também sua presença.
Conheço professores que não lê as respostas de seus alunos, que jogam um tema e depois dão um visto e pronto.Esse profissional nunca saberá o que seu aluno pensa, mesmo convivendo com ele por anos a fio.
O aluno percebe que as atividades não tem valor significativo aos olhos do professor. e o segredo pode estar no estímulo e nos elogios.
Percebe mais, que seu ponto de vista não é importante para o grupo ou que não faz diferença. e fica o dito pelo nao dito.
Se falar, fale espontaneamente, fale com o coração. Deixe que seus alunos percebam que tudo tem um objetivo definido, se possível passe esse objetivo para eles: Nessa aula espero que vocês aprendam um pouco mais sobre o que é a paz...
A vida é muito simples: se você for por um caminho errado, dará errado. Pelo caminho certo, dará certo.
Nós não escolhemos a reação, mas, a ação que provocamos.
E para cada ação nossa na vida hé uma direta reação de nossos entes queridos, de nossos alunos, etc. Isso é automático.
Uma vivência minha:
João escrevia mal seus textos em vários aspectos: ortograficos e gramaticais. Eu pensei muito em como colaborar com ele, pois eram multiplas as dificuldades. Um dia, pedi a sala que formasse duplas após terem escrito suas redações. Recolhi propositalmente a redação dos melhores alunos. Pedi que os autores das demais, ditassem o seu texto ao colega para que reescrevessem e comparacem com o original. Ao final da aula notei que João estava encabulado. Aproximei me e ele me disse:" Nossa, professora, eu não sei escrever!" Pedia para ler o texto. Elogiei as suas idéias e seu ponto de vista. Conversamos muito e eu sugeri que lesse bastante, pegasse livros na biblioteca da escola, lesse tudo que caísse em suas mãos, mesmo que fosse bulas de remédios. Propus que para cada resumo de livro que me entregasse lhe daria um ponto bônus.
Foi gratificante ver como ele avançou progressivamente. Hoje, ele é um advogado e bom orador. Acho que dei uma mãozinha, rrss.E tenho certeza que faço parte de sua história de vida.
Podemos ser a diferença, sim!

Nenhum comentário: