Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

domingo, 29 de março de 2009

Resenha do Livro "Pedagogia da Autonomia"

 
(textos)Pedagogia da Autonomia - de Paulo Freire
Resenha By Xênia da Matta


Este pequeno-grande livro de bolso, com apenas 163 páginas, li quando me formava em Pedagogia. É um livro necessário a todo educador que se diz voltado para uma relação ensino/aprendizagem dos novos tempos, de interação e respeito à vida, à comunidade, e amor ao saber, aquele saber construído e transformado pela reflexão. Estou sempre relendo suas páginas, seu conteúdo reflexivo e amoroso sobre a prática do ensino. Atividade das mais complexas, digo eu, que definitivamente vem sendo sacrificada em função do deszêlo - planejado- para com o nosso sistema educacional público, ou seja, para com o desenvolvimento da grande população brasileira.


Mestre Paulo Freire em 03 capítulos subdivididos em tópicos agradáveis de ler, com simplicidade, mas com mestria na exposição do seu pensamento, intenciona nos abrir os olhos para uma prática de ensino onde estão presentes sempre o humanismo, o respeito ao saber do outro, a interação professores e alunos, e a responsabilidade do educador como ser em constante movimento de aprimoramento pessoal e profissional, para levar a cabo uma prática voltada para a criticidade e respeito pela cultura que o cerca.


"Ensinar exige segurança, competência profissional, e generosidade" "Ensinar não é transferir conhecimento" "Ensinar exige curiosidade", com chamadas como estas, o mestre vai desenvolvendo esta obra que é um reflexo de sua vivência dedicada à educação, na lida com comunidades as mais diversas e carentes de uma educação que a verdadeira democracia deveria abordar e construir.

Um livro para todos, mas fundamental para professores.

By Xênia da Matta

Livro: Pedagogia da Autonomia 
Autor: Paulo Freire
Editora Paz eTerra

obs.: vale a pena assistir ao vídeo montado por um aluno de Chicago - EUA.
http://www.youtube.com/watch?v=pVz_AOFuZ_E

E a este abaixo cujo conteúdo é sobre outro livro do mestre,Pedagogia do Oprimido.
http://www.youtube.com/watch?v=362hBVUqxkI&feature=relatedtags: Niterói RJ cultura-e-sociedade pedagogia-autonomia-paulo-freireeducacao

Nenhum comentário: