Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A folha amassada

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, entregou me uma folha de papel liso e me disse:

-         Amasse a!

Com medo, obedeci e fiz uma bolinha.

-         Agora , deixe a como estava antes. Voltou a dizer me.

É obvio que não pude deixa-lo como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.

O professor me disse, então:

-         O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será tão difícil como esses amassados.

Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas pode ser tarde demais.


Moral da História

Acusar e agredir alguém, quando estamos com raiva e nervosos, é muito fácil. Basta obedecemos a ímpeto natural de querer “cuspir”o que sentimos de ruim. No entanto, palavras proferidas com raiva são como flechas envenenadas... dependendo de onde acertarmos, podemos causar feridas incuráveis, dores que não passam jamais.

 

 

Dica 

Antes de falar qualquer coisa num momento de raiva, conte até dez! Não  é brincadeira, não! Conte mesmo até dez, respirando profundamente e deixando seus pensamentos se tranqüilizarem. Não diga nada. Prefira o silêncio até que se sinta consciente e preparado para falar com justiça e discernimento.Evite ferir as pessoas, especialmente aquelas que você mais ama e que mais amam você.

 

Nenhum comentário: