Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mude seus pensamentos, mude sua vida

Vale a pena ler o livro, mas, se não puder, aqui vai alguns dos conselhos mais utéis.


O livro "Mude seus pensamentos, mude sua vida", de Wayne W. Dyer traz ensinamentos chineses escritos pelo sábio chinês Lao-Tsé.

Procurar ser menos possessiva(o)

Quanto mais apertamos algo, mais ele escapa por entre os dedos, certo? A explicação do dr. Wayne: "Você é água. Pense nos nove meses antes de nascer: estava imersa em um fluido e era alimentada por ele", observa, acrescentando que 75% do corpo é composto desse líquido. Então, um segredo para mudar o rio da sua vida é traçar paralelos entre você e essa substância. Perceba que ela escorre se agarrá-la nas mãos. Mas, quando deixa que simplesmente banhe seus dedos, consegue senti-la em sua plenitude. "Viva como a água", ensina o autor. Seja livre e permita que os outros também sejam. Não somos donos de nada nem de ninguém", avalia. Wayne Dyer é autor de 30 livros, incluindo best sellers como 10 Segredos para o Sucesso e a Paz Interior e A Força da Intenção. Ele também apresenta um programa na tevê americana, é doutor em educação e palestrante na área de desenvolvimento pessoal.

Ser imortal

Ninguém gosta de pensar na morte. Não por acaso, ela é uma das maiores causas de angústia e medo. Mas não precisa ser assim. “Lao-tzu propõe que mude a forma como entende a mortalidade”, diz Wayne. Em vez de se ver como um corpo físico, com um fim, compreenda que é um ser espiritual passando por uma experiência humana.

Deixar transbordar o talento e a criatividade

Não é sempre que estamos inspiradas a fazer o melhor, concorda? Mas tem um jeito de ficar em contato com uma fonte capaz de renovar os pensamentos. "Existe uma força que constantemente faz nascer uma nova vida", conta Wayne. É a energia criadora, chamada por Lao-tzu de mistério feminino ou divina mãe. Toda vez que você se conecta a ela, torna-se também uma criadora. Segundo o estudioso, um dos caminhos para chegar lá é lembrar-se do que amava fazer quando era criança: dançar, cantar, desenhar. Ou pensar no que, de fato, leva você a se sentir viva: viajar, mexer no jardim. Assim, sentirá a tal força. "Ser criativa significa confiar na sua voz interior, não se deixar paralisar por críticas e permitir aflorar seus talentos", define Wayne.

Ter saúde de ferro

Certamente você conhece alguém que parece ser iluminado: quando todos estão gripados, ele nem sequer dá um espirro. Lao-tzu reforça em um de seus versos que esses homens e mulheres "abençoados", na verdade, vivem em sintonia com o Universo. "Deveríamos olhar mais para as crianças: elas ainda não são dominadas pelo ego e, portanto, não acham que estão separadas da força que as criou", sugere Wayne. "Conseqüentemente, carregam os chamados poderes 'mágico'’. Podem gritar o dia inteiro sem perder a voz. Ou, mesmo sem ter músculos desenvolvidos, conseguem apertar firmemente a sua mão." O sábio decreta: o que você chama de sorte não é algo que acontece por acaso. E sim uma força que está dentro de si. "Sei que soa paradoxal, mas deixe as coisas fluírem em vez de tentar ser imune e, conseqüentemente, ter a ‘sorte’ de não adoecer. Liberte-se da preocupação, do stress e do medo." Para isso, o autor ensina a seguinte mentalização: feche os olhos e visualize-se sem o corpo físico. Ou seja, foque no espírito. "Essa é a sua essência - e é impossível danificá-la. Olhando desse modo, você não está sujeita a nenhum tipo de perigo, da violência ao câncer." Wayne orienta também a afirmar, mentalmente, que está aberta para o que tiver de acontecer. "E, então, mesmo aqueles fatos que você considerava evidências de má sorte serão encarados como necessários para levá-la à completa harmonia.”

Não sofrer por dinheiro

Quem é que nunca sentenciou “Eu trabalho tanto, e mesmo assim não tenho dinheiro para comprar uma casa, um carro zero...”? De fato, na maioria das culturas, ser civilizado significa, primariamente, ter sucesso na busca pelo poder e pelos bens materiais — o que supostamente traria felicidade. “Ora, você deve ter uma longa lista de objetivos e acreditar que, quando forem satisfeitos, se sentirá plena”, diz Wayne. “Mas, se observar suas conquistas passadas, perceberá que elas não a preencheram. Entenda que a sua vida é controlada por algo muito maior do que suas aspirações.” Não significa esperar que os céus a presenteiem. Apenas não vire escrava de suas ambições. “Acredite que o Universo está cuidando de tudo, assim como fazia nos nove meses antes de você nascer. Isto é: sem a sua intervenção”, cita o autor. Assim, conseguirá o que quer sem tanto esforço.


Um comentário:

O bEM viVER disse...

Olá,

Li os textos, saboreando e deixando passar por todo o meu corpo e minha mente.
Eu PRECISO conseguir viver assim, mentalizar momentos bons, iluminados...Mas a gente não consegue assim tão fácil.

Lena