Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sábado, 11 de abril de 2009

PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS!

Você já ouviu falar em " Amor exigente"?

É um grupo de apoio aos pais na tentativa de ajudá los na árdua tarefa de educar os filhos.
              OS 12 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO AMOR-EXIGENTE SÃO SIMPLES, TRANSMITEM CERTEZA, CLAREZA E AO MESMO TEMPO SÃO TÃO DIFÍCEIS DE SEREM VIVIDOS NA PRÁTICA!
              CADA PARTICIPANTE DOS GRUPOS ENCONTRA-SE  NUM GRAU DE DIFICULDADE DIFERENTE EM CADA PRINCÍPIO, DE ACÔRDO COM SUAS RAÍZES CULTURAIS E TAMBÉM SUAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS. FALAREMOS DE UM DELES, NO CASO: “PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS”, QUE AO MEU VER É  O MAIS DIFÍCIL, E TRAZ UM EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA SABER A RAZÃO!
VEJA O DEPOIMENTO DE UMA MÃE...
             " VOLTO AO TEMPO E LEMBRO-ME DE QUANDO ENTRAVA NO QUARTO DE MEUS FILHOS PARA DAR O BEIJO DE BOA NOITE E ELES ME ABRAÇAVAM TÃO APERTADO QUE NÃO QUERIAM DESGRUDAR PARA EVITAR QUE EU SAÍSSE. EM OUTRAS VEZES FAZIAM FILA, PARA UM POR UM, SEREM EMBALADOS NO COLO ANTES DE DORMIR. QUE SENSAÇÃO GOSTOSA! SENTIR-SE IMPORTANTE, AMADO E QUERIDO PELOS FILHOS É TÃO BOM, QUE NÃO QUERIA E ATÉ TEMIA PERDER. E ESTE TEMOR, MUITAS VEZES INCONSCIÊNTE, LEVOU-ME A NÃO TOMAR ATUTUDES “IMPOPULARES”, PORÉM PRÓPRIAS DA MINHA FUNÇÃO DE MÃE!
              NA FASE DA ADOLESÇÊNCIA QUANDO NATURALMENTE O JOVEM LUTA POR SEUS DESEJOS COM A MAIS PODEROSA DAS FORÇAS, GRITANDO E ESPERNEANDO AO OUVIR UM “NÃO”, NÃO TIVE FORÇAS PARA MANTER ESTE NÃO!  POR VEZES CONCORDEI COM SITUAÇÕES, QUE NÃO SERIAM CONVINIENTES, PARA NÃO CORRER O RISCO DE SER “ODIADO”. É CLARO QUE AO PERCEBEREM ESTA MINHA FRAQUEZA MAIS E MAIS USAVAM ESTE RECURSO PARA OBTEREM O QUE DESEJAVAM.
              HOJE PERCEBO COM CLAREZA QUE O MEDO DE PERDER A AMIZADE E O CARINHO DE MEUS FILHOS FOI O MOTIVO DE NÃO TER ASSUMIDO A AUTORIDADE DE MÃE. ESTA REALIDADE FOI MUITO RUIM, TANTO PARA MIM, COMO PARA MEUS FILHOS E POR ISSO ACABEI CHEGANDO AO AMOR-EXIGENTE COM MUITOS PROBLEMAS E TRISTEZA NA ALMA! APRENDER QUE “PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS” FOI COMPLICADO, MAS ATRAVÉS DAS FAMOSAS METAS FUI CONSEGUINDO COLOCAR EM PRÁTICA MINHA FUNÇÃO DE MÃE QUE É DE DAR LIMITES, IMPOR REGRAS, DISCIPLINAR E PRINCIPALMENTE INCENTIVAR A AUTONOMIA. E MEUS FILHOS FORAM APRENDENDO QUE FAZ PARTE DE SUA FUNÇÃO, RESPEITAR-ME MESMO QUE NÃO CONCORDEM E A VER A NESCESSIDADE DE COOPERAR E DE TAMBÉM SERVIR E NÃO SÓ SER SERVIDO!
              ALÉM DO MEDO, A ARROGÂNCIA E A PREPOTÊNCIA AJUDAM A NÃO CONSEGUIRMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESTE NOSSO QUARTO PRINCÍPIO QUE TRAZ TÃO GRANDES VERDADES. PROCUREI RECORDAR DE ALGUNS LEMAS QUE APRENDI COM O GRUPO, SOBRE ESTE TEMA E QUE ME FORAM DE TANTA AJUDA:
 
  • -          PRECISAMOS SER PAIS, PARA QUE NOSSOS FILHOS POSSAM SER FILHOS!
  • -          AMIGOS NOSSOS FILHOS TEM MUITOS, PAIS SÓMENTE A NÓS!
  • -          FUNÇÃO DE PAIS: MOSTRAR CAMINHOS!
  • -          PIOR QUE SER ORFÃO, É SER ORFÃO DE PAIS VIVOS QUE NÃO EXERCEM SUA FUNÇÃO!
  • -          AUTORIDADE É DIFERENTE DE AUTORITARISMO!
  • -          SÓ HÁ DEMOCRACIA ENTRE OS IGUAIS E PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS!
  • -          SE NOSSOS FILHOS NOS ESCOLHEREM COMO AMIGOS, ÓTIMO! CASO CONTRÁRIO VAMOS ESPERAR QUE ESTE MOMENTO UM DIA CHEGUE!
 
POR FIM GOSTARIA DE LEMBRAR QUE SE NÃO DEVEMOS SER “AMIGOS” DE NOSSOS FILHOS,
TAMBÉM NÃO DEVEMOS NOS TORNAR SEUS INIMIGOS AGINDO DE FORMA BRUSCA E DESEDUCADA, MAS DE FORMA MANSA PARA QUE ELES NOS RESPEITEM E UM DIA POSSAM, QUEM SABE, ATÉ AMAR-NOS!

Nenhum comentário: