Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prostituição de crianças e jovens

Em nosso país, as leis parecem ser feitas para não serem cumpridas, ou melhor, só são aplicadas quando interessam à minoria. Nós somos um povo mal informado, por isso talvez deixemos tantas atrocidades acontecerem em nosso país sem tomar nenhuma atitude decente.  

Quantas vezes fechamos os olhos á prostituição infantil, mesmo sabendo que em nosso país o favorecimento à prostituição é crime de ação pública incondicional, que independe de representação dos pais ou responsáveis.

Esse crime é amplamente denunciado nas delegacias, mas a raiz do crime é muito mais profunda, pois atinge não só o ato em si, mas o que leva aquele que o pratica a fazê-lo. Quando deparamos com o horror desse quadro, estamos vendo nada mais que a pintura fiel de uma nação que está às voltas com a miséria, o desemprego, o caos social, os demandos, a corrupção, a impunidade.

A verdade é que, a medida que aumenta a miséria, aumenta a prostituição, e o preço chega a ser um prato de comida. que país é este em que jovens tem que vender o corpo para se alimentarem?

A maioria das jovens que se prostituem vem de família desajustada, nas quais a mãe foi abandonada pelo companheiro com grande e elevado número de filhos. Muitas vezes as irmãs mais velhas também se prostiruem e são exemplos de sobreviv|ência para as mais novas. 

A prostituição é frequente em bares, restaurantes, praças, avenidas, postos de gasolina, casas de massagem e aumenta consideravelmente nas cidades, ao longo de rodovias.

Nas rodovias, onde o trafego é intenso, muitas adolescentes embarcam nas boléias de caminhoes, com sonhos e esperança de uma vida melhor. Os sonhos duram pouco. são abandonadas, largadas em qualquer cidade, assim que não satisfazem mais os seus "amantes". Sem dinheiro, sem opção por não conhecerem outra vida, voltam a prostituição.

Quando essa historia não passa nas idas e vindas dos caminhões, outro personagem entra em cena: os agenciadores, que vão atá as mais pobres cidades, cheios de promessa, e assim enganam as sonhadoras facilmente.

para ficilitar a vida das meninas, eles falsificam-lhes os documentos, mudando a idade e até os nomes delas. com a ingenuidade que é comum às adolescentes, muitas delas, quando abordadas por oficiais da justiça, sequer sabem o seu novo nome.

Soma se a tudo isso, o envolvimento com todo tipo de drogas e violências. A falta de valores solidos, de apoio familiar, de estrutura emocional, a falta de informação, aumenta o risco dessas meninas, que não usam preservativos, nem contraceptivos, sendo assim, alvo fácil de doenças sexualmente transmissiveis (DSTs) e de gravidez indesejada.
Grávidas, abandonadas, doentes e muitas vezes viciadas em drogas e alcoolizadas, lutam para superar o trauma das ruas. Marca eterna em suas vidas.


Triste comércio 


O corpo humano é maravilhoso! É uma obra perfeita! Por isso ele é tão intimo, unico e desejado. O homem tem verdadeira obstinação em desvendar os seus mistérios. talvez por isso exista há milênios a prostituição.
Se olharmos a funçao do sexo na nossa sociedade, veremos que está muitas vezes distante da perpetuação da especie, do coroamento do amor e muito mais próxima da concretização do puro prazer.
o corpo passa a ser uma mercadoria no mundo da oferta e da procura. a comercialização do corpo virou um grande e rentável negocio.  lucro, porém, desse negocio não fica com aqueles que se submetem a humilhação de praticar. Na maioria das vezes, eles são explorados pelos seus agenciadores, recebendo pouco ou quase nada pelos seus serviços.
a exploração do sexo, é crime previsto no código penal, mas a fiscalização ineficiente e muitas vezes até conivente, faz com que a lei dificilmente seja cumprida.
Nas casas de prostituição e nos anúncios de jornais, na Internet, encontramos grande número de garotas de programas e de garotos menores de idade com certidões de nascimento falsas, para acobertar a pouca idade, tornando-se livres de qualquer responsabilidade jurídica.
o tempo transforma-se em grande inimigo daqueles que vendem o corpo. O mercado exige rostos e corpos jovens e bonitos. Como a beleza exige cuidados caros e não é eterna, o mundo de ilusões desmorona se facilmente com alguns anos nessa difícil vida.

Romanceando a prostituição

Você já deve ter assistido a filmes, como "Uma linda Mulher", ou pelo menos ouvido falar neles. Com certeza são filmes para sonhar. Afinal, que menina ou mulher nunca sonhou em ser Cinderela? E que homem nunca sonhou em ser herói de sua amada? mas, na realidade, qual chance real de uma situação dessa acontecer?
É tudo muito bonito nos filmes, na novela e na TV.
A prostituição só tem glamour nos estúdios de cinema e televisão, que a tratam superficialmente.
Mostram o mal vestido de príncipes e princesas, também se mostrassem a degradação humana, quem se arriscaria?
A prostituição é uma profissão discriminada e marginalizada; é fruto de um contexto social de desemprego, desilusão, humilhação, fome, miséria, que coloca o ser humano à margem da vida digna.
Claro, que não podemos descartar as situações de curiosidade, de esperança de dinheiro fácil, de "falta de caráter", pois isso existe em todos os segmentos da sociedade, mas, não é a regra, são as exceções.
o blog da Bruna Surfistinha por exemplo, fala claramente de uma jovem que gostava de ser garota de programa, até que conheceu o amor e gradativamente foi saindo dessa vida. Mas, mesmo ela, admite que é uma vida de sofrimento que muitas vezes leva a pessoa a depressão, ao desespero e as drogas.
As pesquisas mostram que a prostituição, principalmente a masculina, está intimamente ligada ao mundo das drogas. Costuma ser um caminho sem volta.
Romanceá-la ou usá la como meio para apimentar uma trama é um erro gravíssimo. O importante seria reconhecer a sexualidade como força vital nos relacionamentos amorosos.
Principalmente quando estamos vulneráveis a uma paixão, pode ser um risco apostar no conto mágico do cinema e da TV.
Pais e educadores é fundamental levar essa discussão para seus lares e escolas. A informação é a melhor arma para combater a prostituição e suas consequências. Não podemos ficar omissos assistindo a tudo isso como se fosse uma realidade distante de nós, pois, sabemos que não é.

Faça a sua parte, eu espero estar fazendo a minha.

2 comentários:

Luciano Schüler disse...

Muito oportuno o texto. Se cada um fizesse sua parte, a diferença seria imediata.

Valdemir Reis disse...

Olá Xênia estou lhe visitando, parabéns, belo trabalho, seu blog é muito interessante. ""Prostituição de crianças e jovens". Excelente publicação, com certeza uma grande contribuição, parabéns pela escolha! Confesso que gostei de ter passado aqui. Tenho uma homenagem e um prêmio para você, aguardo sua visita. Votos de muito sucesso, proteção, muito brilho, fique com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui... Estou esperando você. Felicidades, muita paz e proteção.
Valdemir Reis