Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sílvio Santos x Maísa – Que palhaçada é essa?


 

Recebi vários e-mails perguntando minha opinião sobre o fato ocorrido no programa do Sílvio santos envolvendo ele e sua apresentadora mirim Maísa. Eu nem ia comentar sobre isso por que para mim está claro que está havendo uma grande especulação em torno do caso por se tratar do homem dono do Baú não só da felicidade, mas, também de um baú de dinheiro.

Muitos sabem o que houve, mas, vou recapitular assim mesmo: Todos vocês provavelmente conhecem a história da pequena Maísa, ela começou apresentando-se no programa de Raul Gil. Algum tempo depois, Silvio Santos, dono do SBT, a chamou para apresentar o programa Sábado Animado - afinal, durante anos sempre existiu a reclamação dos programas infantis serem apresentados por mulheres loiras que exalam sexo. O jeito da menina, então com 6 anos de idade, chama a atenção do Brasil inteiro, por conta de sua falta de timidez na televisão, desembaraço diante das câmeras, além de uma inusitada capacidade de improvisação.. A atenção dada a Maísa foi tanta, que Silvio Santos, de volta ao seu lendário Programa Silvio Santos, criou um quadro somente para conversar com ela, o “Pergunte a Maísa”.

O quadro se tornou um sucesso. Bastava a menina aparecer para despencar a audiência das emissoras concorrentes (Globo, Record, Bandeirantes...). Maísa chamou a atenção do Brasil inteiro falando o que bem quisesse, e fazendo coisa que muitos brasileiros já quiseram fazer, como: xingar Silvio Santos, xingar a mãe do Silvio Santos e puxar a peruca de Silvio Santos. Apesar de tudo, Silvio Santos sempre agia bem humorado com Maísa. Dava suas sonoras e tradicionais risadas.

Foi então, que no dia 10 de maio de 2009, Silvio Santos fez uma brincadeira com Maísa - ele chamou para o palco um menino, pouco mais velho que ela, com uma maquiagem de zumbi no rosto. Maísa se assustou, ‘entrou em pânico’, e saiu correndo, chorando, cenário a fora. No programa seguinte, Maísa, disse estar magoada com Silvio Santos, e acabou saindo chorando pelo palco, e acertou a cabeça em uma das câmeras.

Foi então que o mundo veio abaixo. O Ministério Publico entrou com ação de R$1 milhão contra o SBT. A permissão de trabalho da pequena Maísa, atualmente com 7 anos foi cassada. O quadro já foi proibido de ir ao ar, e pessoas começam a discutir sobre o que a pobre criança passava nas mãos de Silvio Santos. Falam de exploração infantil. A conselheira tutelar Brenna Scarpel Boschi visitou a família da garota e comentou a necessidade de auxílio profissional, acompanhamento psicológico e tal.

Que grandíssima palhaçada, hein, moçada? Em minha opinião, perderam uma excelente oportunidade de ficarem quietinhos em casa.

Muitos no SBT falam que Maísa não é somente a atração que dá mais ibope para o SBT, como também Silvio Santos trata e fala dela como se fosse a neta dele. Ela tem um luxo equiparado ao da Hebe Camargo. A menina trabalha somente nos dias de sábado, apresentando um programa infantil, onde ela interage com outras crianças, ajuda nas brincadeiras, roda uma roleta de prêmios e apresenta o próximo desenho. E no seu extinto quadro, a menina somente passa alguns minutos conversando com Silvio Santos, e ganha muito bem para isso. E diga se de passagem, usando um figurino invejável que prima pela moral e bons costumes. Onde está a exploração? Não se esqueçam que uma rede de televisão vive de imagem, ganhando dinheiro com anunciantes. Exploração de imagem? Se alguém poderia estar explorando a imagem de Maísa são seus pais que permitiram suas apresentações e que concordaram com o teor do programa, isso sem falar que eles são os tutores legais e que detêm o pátrio poder sobre a menina. Mas, nem a eles cabe se falar em exploração.

O tititi todo é por que Silvio Santos deu um susto na menina e a fez chorar. Pelo amor de Deus! Quem nunca brincou com uma criança e sem querer a fez chorar? Se fosse assim eu seria o trauma em pessoa por que meus pais falavam em mulas sem cabeça, lobisomem, homem do saco e tudo mais que nós conhecemos bem. Isso são apenas hipocrisias e vontade de ter seus 15 minutinhos de fama. E que susto ele deu na menina - trouxe um menino maquiado? Acho que ele nem sabia que ela iria chorar e se assustar tanto! Já viu criança com medo de palhaço? Minha filha quase morreu de medo do papai Noel que contratamos para entregar os presentes certa vez na casa de minha mãe. E vem me dizer que isso dá trauma? 

E agora, me vem ministério público justiça e a tal da conselheira Scarpel querer se levantar pelo ‘bem da menina’? Isso para mim é para o bem de suas imagens, isso sim! O que é isso? Defender a integridade de uma menina com uma família estruturada e com dinheiro, que podem muito bem cuidar dela? Bando de abelhudos, isso sim!

Onde está o MP, a justiça e a conselheira tutelar Brenna Scarpel que não cuidam das crianças vendendo bala nos sinais, vendendo drogas, sendo aviãozinho de traficantes, crianças exploradas em canaviais, crianças sendo exploradas sexualmente em troca de trocados? Onde estão eles que não trabalham para acabar de uma vez por todas com a PEDOFILIA no Brasil?  Com o turismo sexual contra nossas meninas do Norte e Nordeste? Onde eles estão que não cuidam das crianças e adolescentes que estão nas Febem´s e Fundac´s de todo o Brasil, tirando diplomas de bandidos? Onde eles estão que não cuidam das centenas de crianças que vão passar a infância dentro de casas de adoção, sabendo que nunca serão adotadas? Onde estão que não cuidam das crianças nas favelas e morros que vivem se desviando de balas perdidas?

Essas não dão IBOPE. Não aparecem na mídia.

Essas crianças, sim precisam ser defendidas, essas crianças, sim estão sendo exploradas, essas crianças sim, estão sofrendo! Elas que estão morrendo por aí! Elas sim vão precisar de apoio psicológico, elas que estão com traumas psicológicos sérios e precisam desse R$1 milhão de reais! Essas crianças é que merecem atenção por que não vão ter como se sustentar, não vão ter como viver, após serem salvas [se é que um dia será]!

Não, não estou aqui defendendo o Silvio Santos, mesmo por que não sou advogada. Mas, o Brasil todo conhece o espírito brincalhão dele que muito se aproxima da chatura, tanto que eu mesma nunca assisti ao programa, só aos flashes do You Tube com as tiradas da Maísa.

Como educadora e orientadora educacional, não vejo o menor constrangimento para que Maísa volte a trabalhar no SBT, volte a fazer seu quadro com Silvio Santos, e que os órgãos públicos façam seu trabalho e a nossa conselheira tutelar, como dizemos aqui em Minas, “pare de procurar chifres em cabeça de cavalo”.

3 comentários:

Blog do Claitom disse...

É a mais pura verdade que palhaçada ainda bem que quase não assisto a tv .Bom texto.
Abraços.

regiane disse...

MUITO BEM...GOSTEI DISSO.
ACHO UMA BESTEIRA O CONSELHO TUTELAR SE METER EM COISAS DESSE TIPO NO LUGAR DE SE PREOCUPAR COM OUTRAS CRIANÇAS Q REALMENTE ESTAO PERDIDAS POR AI... BEM QUE SE VE Q AS PESSOAS SE PREOCUPAM COM COISAS PEQUENAS, ENQUANTO TANTAS OUTRAS COISAS ABSURDAS ACONTECENDO POR AI E NINGUEM SE MANIFESTA... TODO MUNDO VE O CARINHO DO SILVIO SANTOS PELA MAISA...AGORA VEM COM ESSA PALHAÇADA DE ''INTEGRIDADE'' INTEGRIDADE ESTÁ NO ''SALARINHO'' QUE ELA RECEBE PRA SER TRATADA COMO GENTE... ENQUANTO MUITAS OUTRAS CRIAÇAS ESTAO NAS RUAS SE VENDENDO POR MISEROS TROCADOS PRA TER O QUE COMER.(ISSO SIM DEVERIA SER ANALIZADO COM CAUTELA) NAO CONCORDO COM ISSO. E ADOREI SEU COMENTARIO SOBRE O ASSUNTO.

Lilian Marques disse...

Parabéns, concordo em gênero, número e grau!
Acho também uma palhaçada, pessoas se darem ao trabalho de se meter na vida de famílias, que como você disse, são bem estruturadas.
Acho também uma atitude odiosa entidades que preservam "direitos humanos", se preocuparem mais com a integridade de bandidos, que com a integridade de crianças e idosos que sofrem tanto no nosso país.