Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

10 Mentiras que Nossas Mães Contavam pra Gente



1 - Menino!!!! Não pode entrar na piscina depois de comer! Faz mal!

Por que é mentira:
Pode reclamar de barriga cheia! Entrar na piscina para se refrescar depois de comer não faz mal nenhum, exceto, é claro, se a água estiver numa temperatura extrema - muito gelada ou escaldante. O que pode ser perigoso é, até duas horas após a refeição, sair nadando feito um louco. A atividade física intensa faz o sangue, que deveria se concentrar na digestão, ser deslocado para acelerar os músculos, o coração e a respiração.(!) Se o problema não está na água, e sim na atividade física, é claro que tomar um bom banho de chuveiro após as refeições também está liberado.

2 - Sai de perto da TV, que estraga a vista!

Por que é mentira:
A luminosidade e os raios emitidos pela telinha, de perto ou de longe, não causam danos permanentes nos olhos de ninguém. O máximo que pode rolar, momentaneamente, é um cansaço da vista ou um ressecamento do globo ocular, porque a pessoa "vidrada" na programação acaba diminuindo a freqüência das piscadas.(!)Ler com pouca luz ou dentro de um carro em movimento pode até causar dor de cabeça, tontura e outros desconfortos, mas também não estraga a capacidade de visão.

3 - Se você não ficar quieto, a caxumba vai descer!

Por que é mentira:
A caxumba em geral se manifesta pelo inchaço das parótidas, glândulas salivares que ficam abaixo da orelha. Ela realmente pode atacar outros tecidos, inchando também os testículos e dando a impressão de que a inflamação "desceu". Mas isso só rola se o sistema imunológico da pessoa estiver fraco. Desde que não debilitem o sistema imunológico, os exercícios físicos estão liberados.(!)Pouca gente sabe, mas a caxumba pode atacar diretamente os testículos sem se manifestar nas parótidas, ou seja, sem deixar a pessoa com aquelas típicas bochechas inchadas.

4 - Videogame estraga a televisão!

Por que é mentira:
Essa lenda cheira mais a disputa pelo controle remoto... Os jogos eletrônicos desgastam a TV na mesma medida que novelas, partidas de futebol, telejornais... Ou seja, qualquer programação que mantenha o monitor ligado. Quanto mais tempo ele permanecer funcionando, mais cedo virão os problemas técnicos.(!)Imagens estáticas exibidas por muito tempo podem "queimar" a telinha, deixando marcas permanentes. Mas isso vale tanto para games com contadores de pontos fixos como para canais de TV que exibem sua marca no canto da tela.

5 - Se você tomar friagem vai ficar gripado!

Por que é mentira:
Gripes e resfriados são doenças respiratórias causadas por vírus que podem ser contraídos pelo ar ou por contato direto entre as pessoas. Até hoje, nenhum estudo provou que seres humanos submetidos a baixas temperaturas - a popular "friagem" - correm mais riscos de contrair essas doenças.(!)Esse mito pode ser explicado porque, em dias mais frios, as pessoas passam mais tempo aglomeradas em ambientes fechados, o que facilita a contaminação. Além disso, alguns tipos de vírus da gripe se multiplicam mais no inverno.

6 - Comer chocolate dá muita espinha!

Por que é mentira:
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente condenando o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais - comuns na adolescência e em momentos de estresse - é que são os principais responsáveis pelas espinhas.(!)Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas - situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.

7 - Passa um pouco de gelo nessa queimadura!

Por que é mentira:
Poucas mães acertam na hora de dar conselhos sobre como tratar uma queimadura. Em contato prolongado com a pele, o gelo também queima. Além disso, ele pode grudar e descolar a pele que protegeria o local atingido. Pasta de dentes, manteiga e qualquer outro produto caseiro também devem ser evitados. Em queimaduras leves, a melhor indicação é usar água fria para resfriar o local queimado e deixar o organismo se curar sozinho. Em queimaduras mais graves, corra para um hospital, ok?.

8 - Se não usar óculos, seu grau vai aumentar!

Por que é mentira:
A progressão ou estabilização do grau de deficiência visual acontece naturalmente e varia de pessoa para pessoa. Usar ou deixar de usar óculos não interfere nesse processo. As lentes só servem para corrigir as falhas oculares que atrapalham a formação da imagem.(!)Os óculos para estrabismo ("vesguice" educam os olhos a corrigir os movimentos descoordenados. Nesse caso, a falta de uso pode resultar numa acomodação permanente da visão com problemas.

9 - Quem está com dor de garganta não pode tomar sorvete!

Por que é mentira:
Não caia nessa fria! A inflamação da garganta, que em geral aparece junto com gripes e resfriados, é causada por vírus - e, em alguns casos, por bactérias - que não têm nada a ver com um delicioso sorvete. Pelo contrário! Se a irritação da garganta estiver incomodando muito, um sorvetinho bem gelado até ajuda a aliviar a dor.(!)Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, o brasileiro consome em média 2,7 litros de sorvete por ano - só um décimo do consumo per capita da Nova Zelândia, país líder no ranking mundial.

10 - Se engolir o chiclete ele gruda no estômago!

Por que é mentira:
Digamos que essa não passa de uma meia-verdade... Graças ao muco das paredes estomacais, o chiclete não fica grudado ali. A tendência é que ele saia junto com as fezes. Mas, se você engolir muitos chicletes, pode dar o azar de eles obstruírem a saída do estômago ou do intestino. Aí, o jeito é apelar para uma cirurgia...O maior prejuízo que o chiclete provoca no estômago é que a mastigação constante "engana" o órgão: ele acumula suco gástrico à espera de um alimento. Como a comida não vem, esse suco acaba irritando as paredes estomacais, podendo causar uma gastrite.

Atenção: Não adianta mostar essa lista pra sua mãe. Ela vai ficar puta e reclamar que isso tudo aí é mentira da internet.

Fonte:

23 comentários:

Débora Francis disse...

Eu ouvi isso muito! rs... Minha mãe adorava, claro que ela acreditava, e vc com este post com certeza esclareceu e muito.
Vamos ver se ela acredita, vou mostrar pra ela. rs

Beijos querida... Adorei.

Anônimo disse...

A do chiclete é mais ou menos verdadeiro. Não é que ele vá grudar em seu estômago, mas no chiclete existem substâncias na qual o corpo não consegue eliminar, ou seja, se você engolir um chiclete, parte dele vai ficar em seu organismo (é algo parecido com o mercúrio, nosso corpo o armazena por não conseguir eliminá-lo, mas claro que não é tão tóxico), por isso não é recomendado engolir chicletes.

O mesmo vale para pasta de dentes/bochechos com flúor (aqueles tandys da vida). O flúor é uma substância altamente tóxica e cumulativa (fica em nosso corpo uma vez ingerido) por isso não deixem suas crianças comerem pasta de dente, pois isso pode causar sérios problemas.

Listen My Soul disse...

A questão da televisão era verdadeira, e vc mesmo explicou isso.
Imagens estaticas prejudicam o aparelho, imagine alguem jogando horas e horas de PAC MAM. Mas vale um ponto porque nossos pais diziam que estragaria o televisor porque ouviam os outros dizerem a mesma coisa e ficavam preocupados, mas não sabiam o que realmente podia acontecer. Bem valeu aí gostei do post.

Xênia da Matta disse...

Tem muitas outras que minha mãe dizia que eram tão cabeludas, rrss: quando começamos a namorar ela dizia que beijar muito coladinho engravidava... Só que ninguém acreditava, coitadinha! kkkk...
Obrigada pelos comentários, bjux e sucesso!
voltem sempre!

Maite...La Diva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maite...La Diva disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk¹. ô mãee aneiim, eu também já ouvii isso heiim =D

Xênia da Matta disse...

Até tu Maitê Perroni?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Iberê disse...

Gostaria de saber qual é a sua fonte para essas informações.
Algumas delas não são totalmente verdadeiras(7 e 9).
7- Dizer que não se pode passar gelo na queimadura é equivocado, pois vc pode sim utilizar o gelo pra evitar a formação de bolhas, assim como passar na água fria como vc disse.
9- Eu não sei você, mas eu já tive inflamção na garganta várias vezes e os médicos(não mães) sempre dizem pra evitar tomar gelado,etc...Até porque, o alívio de tomar algo gelado é instantâneo, mas dpois a dor piora(experiência própria. A minha suposição é que isso esteja ligado ao processo de inflamação que está associado ao aumento da circulação no local, oque diminuíria com uma menor temperatura...
O resto eu achei muito bom, mas n pude evitar de deixar esse comentário...
Abraço

léo :: disse...

Orra, a fonte é um arquivo zipado do Rapid-share. Medo.

Xênia da Matta disse...

Oi. amigos,
a fonte foi citada, mas, não é necessário ser aberta, por isso nada de medo.
Quanto a veracidade das informações eu andei fazendo muitas pesquisas pela net.
eu confio no que escrevi. Mas, cautela e caldo de galinha nunca mataram ninguém, né?
Bjux e obrigada por participarem...

jim disse...

easyshare.

cambalacho.com disse...

easyshare?

Anônimo disse...

eu era ruim pra comer quando era pequeno e minha mãe dizia pra eu comer porque tem muita gente no mundo passando fome.

po, comendo ou deixando de comer que diferença faz? eles vão continuar passando fome.

Iberê disse...

Oi Xênia, me desculpe mas se tratando de saúde você não pode colocar simplesmente o easyshare como fonte. Por favor, vc me desculpe se eu estiver errado quanto ás afirmações acima, mas no mínimo você deveria esclarecê-las e tome cuidado que nem tudo que está no Wikipedia está certo.
Abraço

David Eme disse...

Olha só, essa é uma arma que os pais utilizam muito pra segurar os "malandrinhos". Na verdade, a maioria é mito. Meu pai me proibia com rudeza de olhar no espelho depois da refeição, dizendo "muito brabo" que, se eu teimasse, minha boca ia ficar torta (claro, nunca ficou). Só que nada disso adianta pra molecada, não é mesmo? Eu e o restante do mundo fazia tudo escondido e concluia que nos pais eram uns babacas. Sou pai e, claro, cometi minhas babaquices nesse sentido. Mas, acordei a tempo. No meu livro Contra a Vontade de Deus, desmistifico muitas bobagens, inclusive algumas dessas aí. Abraços

Dani disse...

huahuahuahuahuahua
A maioria dessas mentiras eu ouvi da minha mãe, rs.
Mas sei que ela fazia pq acreditava nisso, e acho que até hj acredita pq ela ainda fala pros meus sobrinhos, rs
Ótimo post!

Xênia da Matta disse...

Oi, Iberê,Fiz uma coletânea pela net e como você pode perceber, a informação não está correta. O fato de você tomar ou não gelado é uma opção pessoal. Porém, MAL definitivamente não faz. Comprove você mesmo
Veja o link do G1: http://74.125.47.132/search?q=cache:VCoD9zlDaV0J:g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL82518-5603,00.html+toamr+gelado+faz+mal+a+saúde+na+tv&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Há perigo em tomar gelado no inverno? Tomar sorvete realmente dá dor de garganta?Mito! Algumas pessoas, devido à sensibilidade maior que apresentam, podem sentir dor após a exposição a alimentos frios, mas os verdadeiros motivos são desconhecidos.
Veja o que diz a Universidade metodista de São Paulo: http://74.125.47.132/search?q=cache:flJV8Wt5Ys4J:www.metodista.br/rronline/ciencia-e-saude/frio-exige-cuidados-com-a-saude/+tomar+gelado+faz+mal+a+saúde%3F&cd=10&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Tomar gelado causa dor de garganta - Mito. Algumas pessoas são mais sensíveis e podem ter dor depois de tomar sorvete, por exemplo. Mas as causas desse desconfortoainda são desconhecidas.

Veja o que diz o site do Dr. drauzio Varella HTTP://74.125.47.132/SEARCH?Q="cache:hv9lgxVwnZcJ:drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/daniel_deheinzelin_resp4.asp+tomar+gelado&cd" HREF="http://74.125.47.132/search?q">
...Nessas circunstâncias, o frio pode ser benéfico, pois é um bom antiinflamatório. Por isso os médicos prometem sorvete às crianças operadas das amígdalas. Superadas as dificuldades do pós-operatório, ele se torna uma das possibilidades de alimentação uma vez que o gelado é também anestésico...

Xênia da Matta disse...

Obrigada aos amigos que postaram comentários, sejam bem vindos!
Bjux e sucesso!

Xênia da Matta disse...

Oi, Iberê,
Veja o que diz a revista veja sobre queimaduras e gelo:
http://74.125.47.132/search?q=cache:ygz0WVFgGrQJ:veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/queimaduras/+passar+gelo+em+queimadura+é+correto%3F&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Em uma queimadura desse tipo, a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira. Isso diminui a temperatura da pele e interrompe o processo de queimadura. Não coloque gelo e nem recorra a medidas caseiras como pasta de dente, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha.


Veja o que diz este outro site DOT :
http://74.125.47.132/search?q=cache:EDbmZJe7xLYJ:www.portaldacomunhao.com.br/queimaduras.html+passar+gelo+em+queimadura+é+correto%3F&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
É proibido...
Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitida. Gelo também não pode.
Furar as bolhas.
Retirar a pele morta.
Arrancar a roupa grudada na área queimada
Apertar o ferimento


Como você pode perceber, não postei nenhuma informação errada.
Você deveria ter pesquisado melhor antes de contestar, não concorda?
Bjux e sucesso!

Etô na Bosta disse...

Olá, agora sim gostei do esforço em expôr as suas fontes, pena q precisou ser questionada para tomar tal atitude. Mas, não me leve à mal, n tenho nada pessoal contra você. Não sei se eu ja tinha dito, mas eu gostei do seu post como um todo, pra mim soh ficou faltando esse lance das fontes...mesmo q vc n colocou de todas neh, soh das q eu analisei. Que sirva de experiência pra quando fizer uma pesquisa, ja anotar as fontes, pra que não ocorra esse tipo de dúvida, ja que você eh uma das poucas pessaos que se importam em postar algo de interessante e importante.
Bom, analisei as fontes dessas duas questões que eu levantei. Eu acho que estava errado mesmo à respeito da queimadura. Mesmo que eu já tenha sido minha própria cobaia e não ví resultados ruins(no meu caso não tinha como usar água corrente gelada), não vou aconselhar ninguém a utilizar gelo.
Mas, sobre a dor de garganta, você colocou um comentário do Dráuzio Varella sem contexto, me parece que a situação se trata dum pós operatório e não duma garganta inflamada/infeccionada, que são coisas diferentes. E as outras fontes apenas dizem que alimentos gelados não causam dor de garganta, sendo que esse não é o ponto da questão, e sim se eh bom ou não alimentos gelados com uma inflamação/infecção na garganta ja acometida ... Pense nisso.
Abraço
Iberê

Xênia da Matta disse...

Obrigada por questionar, Iberê, isso me levou a ampliar minhas pesquisas.
Bjux e sucesso!

Tania disse...

Eee mulher poderosa...ADoreiii...Minha mãe usou muitas dessas mentirinhas ai comigoo...Muito legal relembrar e rir hj...mas na epoca era complicado ouvirr isso ai sem se preocupar....
Super beijoo Xeninha...

tiéli disse...

Fora a 7,9 e 10 eu não acho q seja tão mentira assim as outras.Quase todas já tive provas q são verdadeiras,hj mesmo estou com resfriado e dor d garganta por ontem ter "tomado friagem" e moro na praia e vi uma reportagem na tv local(RBS TV) que um pescador morreu pois entrou na água logo após almoçar e teve complicações.Sei lá,mas prefiro não ariscar...