Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO:MEIO AMBIENTE-->Recuse sacolas plásticas!!!


A sacola plástica foi uma invenção criada para nos trazer conforto e praticidade, mas hoje é uma grande ameaça ao futuro do planeta.
A sacola foi inventada aproximadamente por volta de 1862 e foi uma grande revolução ao comércio facilitando e baixando custos, no Brasil chegou pelos anos 80.
Estima-se que no Brasil sejam consumidas cerca de 35 mil sacolas por minuto, dois milhões por hora, segundo estudos cada pessoas consome em média, mais de 66 pessoas por mês, em 2007 estimava-se que o consumo anual era de 18bilhões de sacolas...

Razões para recusar sacolas plásticas.

- As sacolas plásticas são feitas em sua maioria de um derivado do petróleo chamado polietileno de baixa densidade (PEBD), sua decomposição pode demoras até mais de cinco séculos, o que significa que uma sacola que você dispense hoje, poderá ser encontrada por seu tataraneto.



-A manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fosseis e acarreta a emissão de gases poluentes e quando incineradas as sacolas liberam toxinas nocivas a saúde.



-As sacolas quando chegam ao mar ou rios são responsáveis pela morte de diversos tipos de animais marinhos, são cerca de 200 diferentes tipos de animais, entre eles golfinhos, peixes, baleias, focas e principalmente tartarugas (que confundem as sacolas com águas vivas um de seus alimentos) além de várias espécies de aves marinhas.



-As sacolas plásticas em sua maioria acabam indo pra lixões (cerca de 80% são usados apenas uma vez depois descartados) e não são recicladas, degradando o meio ambiente. No Brasil é responsável por cerca de 10% de todo o lixo.



-Sua produção também é nociva ao meio ambiente, pois para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.



-Grande parte das sacolas acaba indo para bueiros e redes de esgoto, são responsáveis pelo acumulo de mais lixo causando entupimento dos canais, sendo assim responsável por enchentes e inundações em diversas cidades.



-As sacolas geram mais custo ao comércio, o que poderia ser repassado ao consumidor em forma de preço mais baixo.



Na Europa em alguns países os mercados cobram pelas sacolas plásticas descartáveis, no Japão também é assim. Na China é proibido mercados distribuírem de graça sacolas. Em algumas localidades como em Bangladesh já é proibida a utilização de sacolas plásticas. Algumas redes de supermercados disponibilizam sacolas biodegradáveis, que são consumidas por microorganismos não prejudicando o meio ambiente, porém algumas redes distribuem sacolas oxi-biodegradáveis, que se decompõe mais rápido, porém se utilizam de componentes químicos nocivos ao meio ambiente para se decompor então continuam poluindo só não se podem ser vistas.
Em um formigueiro cada formiga é responsável por uma atividade para que o formigueiro e as formigas habitantes no formigueiro sobrevivam.
Em nosso planeta somos nós os responsáveis pela nossa sobrevivência e pequenas atitudes feitas por nós, fazem grande diferença para evitar a destruição de nosso “grande formigueiro”.
Eu como um “formigo” muito preocupado com o futuro de minha espécie e de meu “formigueiro”, estou fazendo minha pequena tarefa de recusar sacolas plásticas e tentar conscientizar você que está lendo este texto, que eu consiga de forma definitiva colocar o mesmo sentimento de consciência que eu tenho em mais uma pessoa já me sentirei grato e valeu toda minha dedicação em escrever este texto. Se forem 10, 100, 1000 pessoas muito melhor, se cada pessoa que entender o recado conseguir trazer mais uma outra pessoa pra esse lado e assim por diante, imagina o bem que estarei fazendo no resultado final.


Não estou sendo hipócrita de dizer não aceite “sacola plástica” e ai você vai comprar uma dúzia de laranja e carrega tudo na mão, claro que não, digo que a atitude mais correta é evitar ao máximo as sacolas, eu que trabalho no comércio muitas vezes vejo pessoas que pegam sacolas saem da loja e jogam no lixo da frente, ou cansei de ver pessoas que exigem sacolas para colocar uma caixa de fósforo por exemplo, nestes casos é estupidez demais.
Existem situações em que não é necessário sacolas, às vezes se a quantidade de compras for muito grande podem-se pedir caixas de papelão e uma das formas mais inteligentes de não usar sacolas plásticas é o uso daquela velha sacola retornável de pano, você pode achar “isso é coisa de tiozinho”, mas é uma atitude que talvez ajude seu tataraneto chegar a ser um tiozinho em um mundo melhor!!!
Assim estaremos fazendo nossa parte para o bem de nossa futura geração e de nosso “grande formigueiro”, ainda que “grandes formigueiros” como os EUA não façam sua parte nem assinando tratados importantes como Kyoto, por exemplo, ESTAREMOS FAZENDO NOSSA PARTE, NOSSA PEQUENA TAREFA DENTRO DESTE FORMIGUEIRÃO CHAMADO TERRA!


Faça sua parte!

Retirado de: http://locomundojapa.blogspot.com

Nenhum comentário: