Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desenhar é uma forma de expressão usada pelas crianças


Em geral, os adultos sabem como falar ou expressar o que sentem o que não é sempre possível para as crianças, que recorrem a outras formas de expressão, como o desenho ou a brincadeira.

Na psicologia, o desenho é utilizado como um instrumento diagnósticoque possibilita ao profissional ter uma noção da vida emocional da criança.

É pelo desenho que a criança expressa seus sentimentos, medos, anseios e desejos. As virtudes do desenho ainda vão além, proporcionando um caminho no qual ela pode expressar suas emoções, ajudando-a a promover a criatividade e a autoestima.

Isto irá se refletir positivamente em todas as áreas da vida da criança, tanto no nível pessoal quanto no social. Para encorajar essa forma de linguagem das crianças, recomenda-se que você:

• Dê a seu filho canetas, papéis e tinta, de acordo com a idade dele. Não é recomendável que se usem livros de colorir, pois as figuras e os objetos delimitados restringem a criatividade.

• Ofereça a ele um avental de plástico e cubra as áreas próximas do móvel com jornal. Estas precauções irão deixá-lo menos inibido e receoso de fazer bagunça e você não terá de se preocupar muito com a limpeza.

• Ensine seu filho a ser cuidadoso e responsável com o próprio trabalho, direcionando-o quando pedir ajuda e, caso precise realmente dessa ajuda, dando uma opinião honesta, significativa e construtiva sobre a qualidade do trabalho.

• Tente transmitir a ideia de que os desenhos de seu filho têm valor. Uma maneira de fazer isso é ter uma área da casa destinada a pendurá-los. Quando precisar de espaço para as novas séries, retire-os e fure um dos lados para passar uma fita, agrupando-os para formar um álbum ou um catálogo.

• Encoraje seu filho a falar sobre os desenhos que ele fez. Dessa maneira você aprenderá muito sobre seus sentimentos e seus estados de humor.

• Tente responder a todas as perguntas da criança, mas evite criar uma dependência de sua presença ou de suas sugestões.

2 comentários:

Dani disse...

Ótimo texto.
É incribvel como as crianças se revelam por desenhos e é sempre bom os pais estarem atentos aos seus filhos, muitas coisas podem ser transmitidas dessa forma
Abraços

Anônimo disse...

"Xenia da Mata"?

vc deve ter sofrido qdo era crianca.