Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DEZ 'MANDAMENTOS' PARA PASSAR NO 'CONCURSO DOS SONHOS'





 DEZ 'MANDAMENTOS' PARA PASSAR NO 'CONCURSO DOS  SEUS SONHOS' 




1. Busque motivação no estudo 



Lembre-se dos motivos que o levam a estudar para o concurso. Faça um cronograma de estudos e avalie constantemente como está seu desempenho conforme você faz exercícios e questões de provas anteriores.




2. Não abandone o lazer 




Planeje o tempo de estudo e de descanso. Com organização, disciplina e força de vontade é possível conciliar estudo eficiente com lazer. Estudar com qualidade de vida é muito mais produtivo que estudar 14 horas por dia.




3. Esqueça a concorrência 




Não pense na relação candidato-vaga durante os estudos. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. O objetivo é tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar satisfeito se acertar o mínimo para passar.




4. Prepare-se com antecedência 




Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas. Por isso, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital,  dedicando-se às disciplinas básicas comuns à maior parte dos concursos.




5. Estude conforme o edital 




Estude somente as disciplinas e os programas do concurso previstos no edital. Prepare-se conforme o peso de cada disciplina dedicando mais tempo às que têm peso maior e menos tempo às que têm peso menor.




6. Faça provas anteriores e simulados 




Com isso, o candidato passa a conhecer os diversos estilos de prova. O estudante aprende o que o examinador acha importante e treina a velocidade de resolução. Depois de algum treino, resolva questões por um tempo um pouco maior do que o que será permitido no dia da prova para aumentar a resistência. Depois, resolva questões em um tempo menor para aumentar a pressão. Quando a data do concurso estiver próxima, passe a realizar provas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.




7. Prepare-se para todas as fases do concurso 




Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns concursos têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e provas orais.





8. Preste outros concursos 




Preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, pois a maior parte das disciplinas costuma cair em vários exames, a prática aumenta a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando (já empregado no serviço público) para a carreira mais desejada.




9. Às vésperas da prova, faça revisão 




Na semana que antecede a prova, aproveite para rever as disciplinas fazendo principalmente resumos. Resolva a prova do concurso anterior. Dê atenção a todas as disciplinas levando em conta o peso - matéria com maior peso no concurso requer maior dedicação.




10. Na prova, comece pelas questões mais simples




Faça antes as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, na sequência, as mais difíceis. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar ler de novo e não cair em alguma "pegadinha" por falta de atenção.


3 comentários:

Débora Francis disse...

Amiga, excelente post! São passos muito significativos para que almeja passar em algum concurso.
Não esqueçamos também da ansiedade, do nervosismo... Geralmente pessoas que apresentam estes, na hora da prova acabam se atrapalhando, dando branco e tal.
Parabéns pelo guia, é ótimo.
Beijo com carinho

Xênia da Matta disse...

Obrigada, lindinha. Eu fico muito feliz de tê la por aqui.
Bjux e sucesso!

Lucas Mateus disse...

Excelente postagem. Quem seguir à risca esses "mandamentos" dará um grande passo para disputar uma vaga no serviço público e consequentemente conquistar seu lugar ao sol. O mais importante é ter persistência, sempre!