Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dicas para educadores: 07 de Setembro - Independencia do Brasil.

Conhecer a história para saber quem somos e para onde queremos ir; para saber o quanto já se lutou e que o caminho é longo é uma forma de aprendermos o verdadeiro amor à Pátria.



     Sugerimos algumas dicas de músicas, livros e sites que podem auxiliar a compreender a nossa história de povo brasileiro.









Vídeo:
 Povo Brasileiro - O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século 20. Esse DVD duplo traz os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão “quem são os brasileiros?”, investigando a formação do nosso povo. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.   Aquisição: Livrarias Cultura, Saraiva, Melhoramentos

Livro:
As Lutas do Povo Brasileiro – do Descobrimento a Canudos - O autor, Julio José Chiavenato, busca desmitificar a idéia da passividade do povo brasileiro, e a crença de que a Independência do Brasil teria sido alcançada pacificamente. Analisa as diversas revoltas que eclodiram pelo Brasil, desde o século 16, como em algumas delas a adesão popular apenas serviu aos interesses das classes médias ou da elite, e destacando aquelas que se orientaram movidas pelos anseios mais genuínos dos índios, negros e brancos pobres. Aquisição: Editora Moderna


Site:
O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular. Não é um evento localizado. Antes, trata-se de um conjunto de atividades que convergem para uma determinada data de mobilização geral: o chamado “dia do Grito”. No Brasil, ocorre a 7 de setembro; na América Latina, a 12 de outubro. Uma série de manifestações precedem ou dão continuidade a esse dia, que busca denunciar todas as situações de exclusão e apontar as possíveis saídas e alternativas.


Músicas: 

Brasil
Cazuza / Nilo Roméro / George Israel

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!
Conversando sobre a música:
Essa música faz parte do álbum Ideologia, 1988. Quais fatos históricos são apontados nesta música? Que sentimentos estão expressos? Destaque alguma expressão da música que chama sua atenção e comente-a. O que é civilidade e qual o seu valor para os dias atuais?


Sob o mesmo céu
Lenine e Lula Quieroga
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um país chamado Brasil?
Sob o mesmo céu
Cada cidade é uma aldeia, uma pessoa,
Um sonho, uma nação.
Sob o mesmo céu,
Meu coração não tem fronteiras,
Nem relógio, nem bandeira,
Só o ritmo de uma canção maior.
A gente vem do tambor do Índio,
A gente vem de Portugal,
Vem do batuque negro
A gente vem do interior e da capital,
A gente vem do fundo da floresta,
Da selva urbana dos arranha-céus,
A gente vem do pampa, do cerrado,
Vem da megalópole, vem do Pantanal,
A gente vem de trem, vem de galope,
De navio, de avião, motocicleta,
A gente vem a nado
A gente vem do samba, do forró,
A gente vem do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um País chamado Brasil?
A gente vem do rap e da favela,
A gente vem do centro e da periferia,
A gente vem da maré, da palafita,
Vem dos Orixás da Bahia,
A gente traz um desejo de alegria e de paz,
E digo mais:
A gente tem a honra de estar ao seu lado
A gente vem do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um país chamado Brasil. (bis)
A gente vem do futuro, conhecer nosso passado.
Conversando sobre a música:

A música traz imagens da diversidade que compõe o nosso país e que é a sua maior riqueza. Você concorda com isso? Faça uma pesquisa sobre a diversidade cultural do povo brasileiro, destacando seus aspectos positivos e as atitudes que ainda precisamos desenvolver para que as diversas culturas sejam igualmente valorizadas.
 Vídeo com esta música: - www.youtube.com/watch?v=EHlqcQgy4_A

Aquarela do Brasil
Composição de Ari Barroso

Brasil, meu Brasil brasileiro,
Meu mulato inzoneiro,vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá, bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor

Brasil, pra mim, pra mim, pra mim

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o rei-congo no congado
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões, arrastando o seu vestido rendado

Brasil, pra mim, pra mim, pra mim

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa, de olhar indiferente
O Brasil, samba que dá, bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor

Brasil, pra mim, pra mim, pra mim

Esse coqueiro que dá coco
Onde amarro a minha rede, nas noites claras de luar
Ah ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil, pra mim, pra mim, Brasil
Brasil, pra mim, pra mim aquarela do Brasil.
Nota:
Composta em 1939, esta canção foi considerada um samba-hino, votada em 1997 como a Melhor Canção Brasileira do Século por um juri de 13 peritos, feito pela Academia Brasileira de Letras. Foi gravada inúmeras vezes e dos seus mais conhecidos intérpretes destacam-se João Gilberto, Carmen Miranda, Gal Costa, Elis Regina etc.



Pra não dizer que não falei das flores
Geraldo Vandré

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer
Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão

Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não

Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição.

Nota:
Esta música que chegou ao 2º lugar no Festival da TV Globo de 1968, foi a preferida do público, que a cantou em uníssono no Maracanãzinho e virou hino contra a ditadura.


Que País é Este?
Legião Urbana – Renato Russo

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é este ? – 4 x

No Amazonas, no Araguaia ia ia, na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é este? – 4x

Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é este? – 4x

Nota:

Esta música do LP “Que país é este?” foi escrita em 1978 e gravada em 1989 pela banda Legião Urbana.







Nenhum comentário: