Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Expressões Mineiras...

Eu sou mineira e tenho muito orgulho disso. Mas, preciso admitir que muitos de nós tem um jeitinho próprio de falar. Eu mesma sempre me pego engolindo o r no final das palavras, rrss. Eis uma lista de expressões bem mineiras que ouvimos muito por aqui.

Cuméquecêchama? = Qual o seu nome?
CADIQUÊ ? - Por que motivo?
CADÍM - É quando um mineiro que só experimentar, só um pouquinho.
Proncêvai? = Pra onde você vai?
Meidiimei = Meio dia e meia
Oncotô? = aonde que eu estou?
Proncovô? = para onde que eu vou?
Tidiguerra = tiro de guerra
Berádurii = próximo ao rio
Alííí ou pertim = depois de 2 ladeiras, 7 esquinas, 20 curvas, 5 ônibus, mais 6 quarteirões, 100 passos, você chega. O equivalente a um tirimdiguerra (tirinho de guerra).
Quanquié ? = quanto custa?
Baratim = (deixa ver se eu adivinho quanto esse otário está disposto a pagar)
Iscôdidente = escova de dente
Sanduba = sanduiche
Bô di'míi = Bolo de milho
Trudia = outro dia
Antonti ou Antchiotem = antes de ontem
É rapidim = vai demorar algumas horas ainda
Ê trem bão = Gostei disso! Ou, Ô coisa boa!
Credeuspai = meu Deus!
Vixxxxxxx = Interjeição mineira de concordância ou espanto
Óssócêvê = olhe só para você ver
Fiédazunha = Xingamento equivalente ao de baixo
Fédaputa = impressionante, grande, excepcional
Uai = interjeição mineira de espanto: uai é uai, uai!
Nó = Nossa Sinhora, Mãe do Céu, Ave Maria!
Nú = Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro
Né = Não é mesmo?
Bora? = vamos embora?
HU! Viadu! = Oi amigo!
Cuméqsevai?" = Como vai você?
Vamu picá mula?" = Vamos embora que isso está ficando muito chato
Foirgo = fôlego.
Golim = pequena porção de líquido - Tomá um golim!
Friagi = frio intenso.
Bandibicha = muitos homossexuais juntos!
Zé Dendágua = Um Mané,vulgo "Zé Dentro Da Agua"
Tiquimdinada = Economiza!
Muntei no 18 = Saiu correndo
Reda pra lá = Chega pra lá.
Xepracá = Vem pra perto de mim
Zói = olhos

10 comentários:

fernandotecno disse...

da hora seu blog \o/\o/\o/\o/



depois passa no meu pra dar uma olhada

abraçossssssss

Xênia da Matta disse...

Oba1 Que bom que gostou! Puxa a cadeira pra um dedinho de prosa. Que tal cafézinho e pão de queijo?

amigodcristo disse...

kkkkkk Eita xenia ,, uai so tamem sou miniero...rsrsrs da para fazer um dicionário, para os visitantes quando chegar em minas, legal xenia...Amigo de CRISTO

Rita disse...

Xenia, eu acho um barato essas expressões mineiras.

Algumas me parecem tão graciosas. Ainda não descobri o que não gosto de Minas viu? ;)

Um beijo.

mari disse...

É muito mais do que legal. È super!

Wander Veroni disse...

Também sou mineiro e adoro essas expressãoes que caracterizam a nossa terra tão querida. Somos únicos! Tenho uma amiga paulista que morre de medo quando eu falo que um lugar "é logo ali"....rs. Até a nossa noção de distância é diferente dos outros Estados...rs. Adorei o post! Abraço

Xênia da Matta disse...

Minas tem um jeito aconchegante de ser, não é? Aqui onde nasci, foi o berço da povoação do sertão de goiás, hoje é alto paranaíba e triângulo mineiro. Aqui tudo tem raiz. è muito legal. É super legal.

Vanessa disse...

Aii sou miineiriinha e percebo que agente fala diferente memo uai!Mais qnd vc vê escriito,parece muiito estranho!Me orgulho muiito de ser mineiriinha!
Bjoo!

Xênia da Matta disse...

Eu também sou mineira, e acho muito legal esse nosso jeitinho...
Obrigada por comentarem e sejam sempre bem vindos aqui.
Bjux e sucesso!

Ricardo Magalhaes disse...

Moça, esses trem que ocê iscreveu é quinenzim nóis fala, uai... bão biçurdo!
Muito bacana , mesmo!! Minas é um universo de coisa boa, expressões próprias, simples, mas que dizem tudo! Parabens pelo post!!

Inté procê!

CácumDeus!