Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LENDAS URBANAS



Quem de nós nunca acreditou naquelas lendas que ouvimos quando éramos crianças? Há quem ainda acredite em algumas lendas até hoje, mas geralmente é na infância que elas ficam marcadas. Seja na escola, seja na casa de praia com os primos, seja onde for, sempre existiam histórias para nos amedrontar. Não sei qual o objetivo disto, mas certamente deve ter sido algo inventado pelos “adultos” para eles se divertirem um pouco, rindo da cara dos pobres ingênuos que acreditavam naquilo que lhe contassem.


Essas lendas, ironicamente e metaforicamente, só comprovam a tese de que a comunicação entre os povos é fundamental para manter as culturas e adaptá-las ao novo mundo. Certamente as lendas não foram instaladas na sociedade por terem saído algumas vezes na mídia, por exemplo, mas sim pelo fato de as pessoas terem trocado conhecimentos e terem passado esse conhecimento de geração para geração, criando, assim, novos preceitos e novas visões.

De acordo com a Wikipedia, lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São freqüentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um “amigo de um amigo” ou de conhecimento público.

Suas características principais seriam:

  • Uma forma narrativa (geralmente uma pequena história, porém bem estruturada)
  • Procura sempre se autenticar por meio de testemunhas e provas supostamente existentes
  • As pessoas que as contam geralmente às ouviram de alguém e quando repassam a história costumam confirmá-la como se tivesse sido vivida por ela mesma

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas.


Acreditar nas lendas urbanas ou não, é só uma questão de bom-senso. Se elas tiverem fundamento, até que se pode levá-la em conta. Mas a partir do momento que elas passam a ter fundamentos totalmente esclarecidos, deixam de ser lendas e passam a ser meras verdades. Então só nos resta saber fazer a triagem do que é e do que não é totalmente descartável, e ir de acordo com o que diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. Ou não?


As lendas foram descritas no site Você Sabia.



A Loira do Banheiro

Ela é muito comentada, mas também incerta, existem muitas versões para ela.

Uma delas diz, que uma menina loira muito bonita vivia matando aula na escola, ficando dentro do banheiro, fumando, fazendo hora, enfim. Então um dia, durante essas escapadas, ela caiu, bateu com a cabeça e morreu. Desde esse dia, os banheiros femininos de escolas são assombrados pelo espírito de uma loira que aparece quando se entra sozinho.

Outros dizem que esta loira aparece com o rosto cheio de cicatrizes e fere as garotas, ou com algodão no nariz, pedindo para que tirem. Também há a de que, se chamar tantas vezes em frente ao espelho ela vai aparecer.


A Loira da Estrada

Segundo a lenda, nas estradas, a noite, uma mulher loira muito atraente pede carona aos caminhoneiros.
Durante a viagem, ela os seduz, e ao tentar beija-la, o caminhoneiro tem a língua decepada e é morto.

Conta-se que esta mulher, teve uma morte trágica, atropelada por um caminhão. Desde então sua alma busca eterna vingança.



Passageiro Fantasma



Certo dia, um motorista de táxi rodava pela avenida José Bonifácio em frente ao cemitério Santa Izabel quando uma linda jovem fez sinal .

Ele parou e ela pegou o táxi. Eles deram uma volta na cidade e ele a trouxe de volta para o cemitério. Na hora de pagar, ela mandou que ele fosse receber na casa dos seus pais. Deu-lhe o endereço completo.
No dia seguinte, ele foi cobrar o dinheiro.encontrou a casa, bateu, um senhor veio recebê-lo. Ele disse que viera cobrar o dinheiro pela corrida de táxi que sua filha havia feito.
O senhor ficou todo desconfiado e disse que sua filha não tinha saído à noite.
O susto maior do pai foi quando o taxista deu o nome da moça e disse como ela era e como estava vestida.
O pai disse que não era possível, que a sua filha tinha morrido já a alguns anos.
-Será que errei de casa, diz o motorista.
Então o motorista começou a ver algumas fotos que estavam na parede e disse:
- É aquela moça.
O motorista saiu perplexo, quase louco, sem saber o que tinha acontecido na noite anterior.


Veja abaixo mais lendas, retiradas da Wikipedia.



- Os sanduíches do Mc Donalds seriam feitos de carne de minhoca (no Brasil, geralmente dizem ser da espécie minhocuçu).


- Samara, uma menina emo e gótica, que morreu em um arame farpado após um fazendeiro lhe negar ajuda, e que assombra os anti-góticos e anti-emos.


- Os esgotos das grandes cidades são habitados por crocodilos.


- O Palhaço da Kombi seria um indivíduo que percorreria a periferia das cidades raptando crianças. Em algumas versões ele seria acompanhado de uma bailarina que ajudaria a atrair as meninas.


- Catarina II da Rússia teria transado com um cavalo.


- Portadores de Aids estariam colocando seringas contaminadas com o vírus sob assentos de cinema e ônibus como uma forma de vingança.


- Pessoas colocariam lâminas dentro de maçãs, em escorregadores e em outros locais apenas com o intuito de ferir outrém.


- Alguns ecologistas alegam a existência de um motor movido apenas por água, cuja descoberta não seria anunciada por conta de um acordo da indústria petrolífera.


- Elvis Presley foi abduzido.


- Paul McCartney morreu em 1966 e foi substituído por um sósia.


- Jim Morrison não morreu.


- Coca-Cola é capaz de corroer dentes (este mito surgiu pelo fato de que essa substância contém ácidos).


- O Papai Noel é uma invenção da Coca-Cola (na verdade, a empresa foi responsável apenas pela consolidação da imagem pela qual ele é normalmente conhecido atualmente).


- A Aids teria sido uma criação em laboratório feita para exterminar os povos da África.


- A Aids seria uma doença transmitida dos macacos para os homens por meio de contato sexual.


- Um prego enferrujado transmite tétano (na verdade o que transmite tétano são as bactérias que podem ser encontradas em um prego que está abandonado em um local úmido).


- O porco-espinho é capaz de arremessar seus espinhos a distância.


- O elefante tem medo de que um rato possa entrar em sua tromba, não se sabe afinal se é em sua tromba, mas o bichinho realmente tem medo dos roedores conforme comprovado um um episódio dos Caçadores de Mitos.

- O vermelho enraivece os touros (eles enxergam em preto e branco e o que realmente enraivece é o movimento da capa).

- Se um pombo comer milho de pipoca pode acabar morrendo, pois em seu estômago o calor é suficiente para fazer o grão explodir.


- A masturbação faz crescer pêlos e cria calos nas mãos.


- Arrancar um cabelo branco faz nascer vários no lugar.


- FUCK seria a sigla de Fornication Under the Consent of the King (fornicação sob consentimento do rei) e essas letras ficariam marcadas diante da porta do quarto do rei enquanto ele exercia seu direito à prima noctes (direito a tirar a virgindade de uma recém-casada).


- A do “homem do saco“, que iria atrás das criancinhas que fugissem de casa ou saíssem sem a permissão dos pais. Isto pode ser visto em dois episódio de Chaves, quando Chiquinha, seria levada pelo homem do saco, por desobedecer Seu Madruga. Também pode ser visto em O homem do saco, quando Dona Florinda cita para Quico sobre a lenda do homem do saco.


- As canetas BIC Cristal seriam de origem extra-terrestre.


- O Teiú quando é envenenado pela cobra, come uma batata, fica curado e mata a cobra logo a seguir.


- Uma cabeça de frango empanada fora encontrada junto aos pedaços de frango em uma embalagem de McNuggets.


- 15:00 da tarde é a hora em que os anjos saem a rua, e as 03:00 da manhã é a hora em que os demônios saem para atormentar a vida dos humanos


- “Alumínio: Útil mas Mortal“. Esta lenda cita estudos fictícios da Universidade Federal do Paraná ligando o uso de panelas de alumínio a resíduos deixados no alimento. O texto também cita uma legislação italiana, que supostamente proíbe o uso de panelas de alumínio em restaurantes.


- Juntar 1.000.000 anéis de lata de refrigerante lhe dá o direito de trocar por uma cadeira de rodas (ninguém nunca viu um posto de troca desse tipo).


- Matar formigas provoca diarréia.


- Matar Sapo faz chover.


- Os casos clínicos de fisiologia II, que acabam por causar um forte distúrbio psicopatológico nos estudantes de medicina, vulgarmente chamado de síndrome do dexi keto.


- SuperKen, o único super-herói que realmente saiu dos quadrinhos para a vida real!


- Manga com leite é um veneno fatal.


- Meg White é considerada um robô.


- Garota do taxi; Ela passeia num taxi pela cidade todos os anos no mesmo dia (o de seu aniversário) e depois manda o taxista cobrar no endereço de seu pai. Mas o pobrezinho acaba voltando no prejuízo, pois a passageira era um fantasma.


- Há um Punhal virado pra baixo em cima de um símbolo demoníaco dentro da boneca da Xuxa; há quem diga que uma menina foi morta esfaqueada pela boneca.TODAS AS NOITES, A BONECA VAI NO CEMITÉRIO ENGOLIR OS RINS.


- Tem uma cruz indestrutível e amaldiçoada nas motos CG honda titan.


- Tem um revólver dentro do boneco Fofão.


- Nunca se deve apagar a luz de um hospital (você ficará internado para o resto de sua vida)

- Um fio de nilon queimado nas 2 pontas faz você morrer com a cabeça e os pés queimados.


- O homem nunca foi a Lua.



E ainda tem gente que acredita, pode?

2 comentários:

A NOTICIA disse...

Na minha cidade tem o homem sapo. Aterrorizante, altamente perigoso. Um sapo que come ossos! Pode?

Vou postar este comentario com o blog que traz esta noticia..

A NOTICIA disse...

nossa, que grosseria a minha, esqueci de lhe passar o link direto.

Desculapa, viu?

http://anoticiaojornal.blogspot.com/2009_08_01_archive.html