Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do Professor

 O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. No Brasil esta data tem história.

     No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O decreto estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

     Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

     Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

     O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.



     A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. (www.portaldafamilia.org)


Filmes:

Sugerimos alguns filmes que podem auxiliar na reflexão de que, além dos conteúdos, a educação é para o pensar e para descobrir-se como sujeito capaz de realizar mudanças.

Escritores da liberdade - 2007 - Uma jovem professora desafia-se a resgatar em seus alunos o gosto pela leitura e escrita. Contando suas próprias histórias e ouvindo as dos outros, a turma de adolescentes considerada indisciplinada descobre o valor da tolerância e do conhecimento, passando a acreditar na possibilidade de mudar suas vidas e seu mundo.

Ao mestre com carinho - Anos 60, um professor negro inicia na carreira lecionando para uma turma de adolescentes rebeldes, conquistando seu respeito e admiração.

Sociedade dos Poetas Mortos – Anos 90 - Um professor que desafia os estudantes a desenvolverem as próprias idéias, sem copiar nada de ninguém.

O Sorriso de Mona Lisa – 2003 - Uma professora serve de inspiração para suas alunas, após decidir lutar contra normas conservadoras do colégio em que trabalha. 

Pro dia nascer feliz – 2006 - documentário que observa adolescentes de seis escolas do país,seus medos e expectativas. Pode ser ponto de partida para discutir o entorno da educação nos dias atuais. 

Nenhum comentário: