Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

domingo, 4 de outubro de 2009

Ensine seu filho a lidar com a crítica

Ensinar o seu filho a lidar com a crítica, quer seja ela construtiva ou destrutiva é essencial para que ele seja feliz no futuro. Ando  observando o mundo em que vivemos e não tenho gostado do que tenho visto. Infelizmente hoje em dia a tendencia do ser humano é vitimizar-se, dramatizar , encontrar desculpas pelos seus erros nos outros e principalmente atacar os outros, mesmo que o outro esteja  fazendo algo que seja para o bem ou com boa intenção



Pergunto-me onde estão os preceitos morais de nossos avós, onde uma palavra valia pela honra de toda uma familia?


 Pergunto-me porque as pessoas em vez de se preocuparem em fazer o bem para a humanidade, ou construir algo sólido para a juventude que  aí está, pensam em diminuir o que o outro está fazer de bom? 


Seria inveja ou incapacidade de faze-lo e para tanto as pessoas tem de atacar o outro que faz melhor do que ele sequer pensou alguma vez em fazer? 
Por isso digo  que é essencial que seus filhos aprendam a lidar com a crítica, porque com certeza é o que ele mais irá encontrar pela frente. Uma boa estrutura familiar, onde existe diálogo, respeito entre pais e filhos e entre filhos e pais, e compreensão dos momentos vivenciados pelos seus filhos na escola, ou entre amigos do esporte;  será de fundamental importancia para que ele saiba que seja o que for que aconteça, ele poderá desabafar com os pais.


 Certo disto, seu filho saberá que ele poderá contar com os pais em casa para um dialogo sem criticas, e que se existam criticas, que elas sejam transmitidas aos seus filhos com respeito e dignidade, e não com agressividade; pois lembre-se embora seu filho possa ser pequeno, lá está um ser humano com amor próprio, auto-estima, respeito por ele próprio, por si e pelo próximo, que necessitam ser cultivados no dia-a-dia. 


O exemplo de dignidade, amor, carinho e RESPEITO pelo próximo vem de dentro de casa. É em casa que se aprende a VIVER e não na rua.





Uma histórinha super legal para ilustrar esse artigo


Tenha a Coragem de Ser Original



Por que você perde seu bom humor, fazendo essa confusão toda com seu cabelo? - perguntou meu pai, quando me encontrou chorando de raiva porque eu era muito menina, e não tinha a habilidade necessária para fazer o penteado em moda nos meus tempos de colégio. 

É a moda! - lamentei-me. - Só o meu nunca fica como os outros! 


xxxx


Olhando-me gravemente, meu pai ordenou: - Divida seu cabelo no meio, penteie-o para trás, e amarre-o como uma fita. Agora, use-o assim durante uma semana, e se metade das meninas de sua classe não copiarem você, eu lhe darei dez dólares. 


xxxx


Pensei comigo que ele era incrivelmente ingênuo. Dez dólares, porém eram uma fortuna a que não podia resistir, e o fiz.

Tivesse eu chegado à aula vestida com a camisola de dormir, minha agonia não teria sido maior. Mas quando a semana acabou, quase todas as meninas de minha classe estavam usando o cabelo separado simplesmente pelo meio, atado atrás com uma fita. 


Meu pai disse, então: - Não seja vulgar! O mundo já tem bastante mediocridade. Nunca tenha medo de uma idéia própria, e, se ela for certa, siga para adiante com ela, sem se importar com o que faça todos os demais! 

E, embora ele tivesse ganho a aposta, deu-me uma nota de dez dólares. 


xxxx


Relato de: Sra. Brooks E. Cairns


Califórnia-EUA



retirado de : http://sitededicas.uol.com.br/

4 comentários:

ALFKLEIN disse...

Muito bom e atual, o problema é a falta de consideração que as pessoas estão tendo, uma com as outras, estamos voltando ao estado de selvageria natural.

Berenice disse...

O problema é que a maioria de nós, adultos, não aprendemos ainda como lidar com ela.. Abçs

Francisco Castro disse...

Olá! É de fundamental importância que os pais saibam orientar bem os seus filhos se comportarem bem diante de qualquer situação. Infelizmente, o que se observa sã0 os pais apoiando e muitas vezes incentivando os filhos a se comportarem de forma totalmente anti social, agredindo as pesoas e outras coisas do tipo. Isso é muito feio, péssimo para os país, para os filhos e para a sociedade.

Abraços

Francisco Castro

Renato disse...

Meu pai e minha ma~e são o contrário de tudo isto ae...
Eles é quem me criticam e me ridicularizam! Se eu faço esporte um dia sim e outro não eles dizem que eu não estou fazendo. Porque? Porque eles querem que eu faça caminhadas como eles (20 km) ou corra de bicicleta por 30 km por dia...
Se eu estudo a luz é ruim, a letra é ruim, a apostila é ruim... PUTA QUE PARIU! ME DEIXE ESTUDAR!

Acho que é porque sou um filho idiota que faz tudo o que os pais querem. Tenho água nos olhos em dizer isto! Mas quero ser um filho rebelde pra quando eu fizer uma coisa boa eu seja parabenizado!

Fiz poucos amigos por ficar muito em casa e agora só tenho a net pra desabafar!

Estes IDIOTAS! Assim que ganhar minha independência vou fugir deles! Quem sabe não tenho uma volta calorosa?!

Ótima esta matéria. Parabéns.