Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Frases para o dia das crianças

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)



"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos..." (Mario Quintana)


Ver imagem em tamanho grande






"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais." (Nitiren Daishonin)





Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz." (Katherine Mansfield)





"Os homens temem a morte, como as crianças temem a escuridão." (Francis Bacon)





"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."(Karl Mannheim)



"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança." (Victor Hugo)







"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver." (Cláudio Nucci)





"Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la." (Marina Tsvetana)





"Mais vale sermos expulsos do convivio dos homens que detestados pelas crianças. " (Richard Dana)





"Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d água." (Carlos Novais)





"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)





"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto." (Arnaldo Antunes)



"Crianças e vinho contam a verdade." (Schottus)





"Crianças corrigem-se com muita facilidade." (Cícero)



"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente." (Jean de La Bruyère)





"As crianças de agora não se podem dirigir. " (Robert Garnier)


Ver imagem em tamanho grande




"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo. " (Giacomo Leopardi)



"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram." (Nelson Mandela)





"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."(Monteiro Lobato)





"A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor." (Cris Griscon)





"A criança é a consagração da vida." (S. Poniazem)







"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver." (Cláudio Nucci)



"A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor." (Cris Griscon)





"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos.." (Mário Quintana)



A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.( Oscar Wilde)



Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos. (Pitágoras)





"Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta. (Fernando Pessoa)



"O amor é como criança: Deseja tudo o que vê. (Willian Shakespeare)





"Criança é esse ser infeliz que os pais põem para dormir quando ainda está cheio de animação e arrancam da cama quando ainda está estremunhado de sono. (Millôr Fernandes)





"Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis." (Voltaire) 



"Eu era uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas." (Jean-Paul Sartre)



"Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos". (Isaac Newton)



"A criança é pai do homem." (William Wordsworth)


"E uma criança pobre salvou o mundo, e tem mais dez milhões que provavelmente poderiam se todos parássemos e os mandassemos uma prece." (Goo Goo Dolls)







"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)





"A miséria de uma criança interessa a uma mãe, a miséria de um rapaz interessa a uma rapariga, a miséria de um velho não interessa a ninguém." (Victor Hugo)





"O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida. (Albert Einstein)



"Nunca ameace uma criança: castigue-a ou perdoe-a." (Textos Judaicos)





"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo." (Karl Marx)



"As palavras da criança na rua são as do pai e da mãe." (Textos Judaicos)









"Só um gênio conseguiria inventar um vidro de aspirinas impossível de ser aberto por uma criança que consegue fazer funcionar um gravador de vídeo." (Doug Larson)



"A criança como o homem, e o homem como a criança, prefere divertir-se a instruir-se." (Denis Diderot)



"A criança dita e o homem escreve." (Julien Green)





"A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança." (Coelho Neto)





"A criança é o amor feito visível."Friedrich Novalis





"A criança nua de tudo cata no lodo farrapos de lua" (Pedro Xisto)







"A época exata para se influenciar o caráter de uma criança é cem anos antes de ela ter nascido." (William Ralph Inge)

"A palavra sábia é aquela que, dita a uma criança, é sempre compreendida sem a necessidade de explicações." (Miguel Unamuno)





É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.



As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela.



Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.



As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.

Chora aos berros como as crianças até te estafares. Verás que depois adormeces.





Não deve causar surpresa o fato de que as crianças nascidas fora do casamento sejam geralmente as melhores cabeças; são o resultado de uma hora espirituosa. Os filhos legítimos muitas vezes resultam do tédio.



O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.







A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor.





Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais.



As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo.



As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.







"A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo." ( Emmanuel Mounier )









Poema : A criança que eu fui



Eu aos 05 anos





A criança que eu fui aflora agora, após quase meio século de vida.

Eu acreditei que pudesse abafá-la para todo o sempre e nunca levei a sério todos os seus veementes apelos para ressurgir e manifestar-se.

Ocorre que ultimamente ando esbarrando nela a todo instante, do jeitinho que a deixei há quarenta  anos atrás: extremamente tímida, sobressaltada, sem defesas para um mundo que lhe parecia por demais hostil e complicado.

De família numerosa, meus assoberbados pais não tinham tempo para entender a minha interna tragédia, tampouco para resgatarem-me dos dramas que a minha criança resolveu sozinha e resolveu completamente errado.

Incorporei todos os rótulos que me deram nas minhas primeiras tentativas de convivência entre os humanos, mas sobrevive a todos eles.

Então a minha criança entendeu que para merecer fazer parte da vida e receber um mínimo de carinho e aceitação, era preciso fazer coisas heróicas e grandiosas. Em cima desta idéia pautei toda a minha existência.

Tenho que dar um salto aqui - não interessa narrar os meus grandiosos e heróicos feitos - mas é preciso ressaltar sim, os desumanos sacrifícios despendidos nesta empreitada e para onde eles me levaram: para um mundo bem melhor dentro de mim mesma

As vezes me pergunto porque o Supremo não intercedeu por mim naquela época, mandando-me uma angélica criatura para lembrar-me que nada daquilo era preciso e que a despeito das minhas limitações, eu já era vencedora?

Agora estou disposta a romper a muralha de aço entre o meu eu adulto  e aquela criança que  me permiti ser e que agora explode à minha revelia, não aceitando mais o porão escuro onde a trancafiei por tantos anos.

Espero que haja tempo para resgatá-la e deixá-la ser feliz outra vez na vida, sem que nada ela tenha que fazer de sobre-humano, de heróico ou grandioso, de notório ou relevante.

Perdoa-me, minha criança!
Eu joguei duro demais com você por ignorância.
Liberto-a agora!
Esteja feliz!
Esteja em paz!

4 comentários:

WANDER.CHEF disse...

sempre amei crianças....
primeiro veio a Isabel, depois Débora, agora tenho a Ana....
sei que ter filhos é algo de muita responsabilidade mas essas crianças me fazem tão feliz!

Sissym disse...

Que fofinha vc com 5 anos!

Xenia, lindo seu recado para aquela menina-moça! Voce disse tudo, até nossas amigas que são advogadas acordaram o seu apoio.
E para minha grata surpresa, encontro este post maravilhoso, pertinente ao mundo ainda muito jovem daquela mocinha e seu irmão.

Amei: "A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor." (Cris Griscon)

Bjs e OBRIGADA

Xênia da Matta disse...

Valeu amigos, é muito legal poder contar com o carinho de vocês;
Bjux e muito sucesso!

Tia disse...

Parabens pelo belissimo trabalho que vc realiza. Que Deus te abençoe hoje e sempre. Beijinhos da Tia Docinho

Visite meu site : www.tiadocinho.net

;)