Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sacramento, Minas, Gerais, realizou hoje a procissão fluvial de N. Srª Aparecida



De uma forma institucional o Prefeito Municipal de Sacramento,  esteve recentemente na cidade de Aparecida pra receber para a cidade, como doação, uma imagem de Nossa SenhoraAparecida que fora doada à Prefeitura local pela Basílica em respeito ao sacramentano Padre Víctor Coelho de Almeida.


Segundo o Superintendente de Turismo, Amir Salomão Jacob, havia em seu planejamento de trabalho o objetivo de realizar uma procissão Pluvial, obtendo a oportunidade de desenvolvimento do Turismo Religioso, Ecológico e Histórico.

Após a apresentação do Projeto ao Prefeito Municipal, houve a aprovação imediata, bem como o início da prática.

“Fazendo uma Procissão Fluvial ali no Rio Grande, há o aproveitamento do Turismo Religioso com a própria Santa, Histórico com a Estação do Cipó e Ecológico, com o Rio e aproveita-se para promover uma educação ambiental”, a partir desse momento a Superintendência de Desenvolvimento Econômico Turístico e Cultural, no dia dezessete de março do corrente encaminhou à Basílica de Aparecida do Norte, um ofício de Sacramento, explicando sobre a comemoração dos 190 anos de emancipação política de Sacramento, a sensibilização foi a seguinte; “aqui é a terra de Padre Víctor e a cidade se sentiria orgulhosa em receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida que receberá posteriormente uma capela próxima à Estação Cipó”. Disse Amir.

Trinta dias após o ofício fora respondido, já antecipando a data de a imagem ser entregue às mãos do Prefeito , vinda como um presente da Basílica, à cidade de Padre Víctor como parte das festividades de comemoração aos cento e noventa anos.

A imagem Santa terá importância extrema para o Município pelo fato de congregar pessoas ainda comandar a tão propalada procissão Fluvial sendo no futuro uma festa regional, anual, já se tem o pedido para o próximo ano, a imagem sair da cidade de Conquista com destino ao Cipó, portanto no ano de 2010 às vésperas do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a imagem será levada até à cidade de Conquista, posteriormente trazida pelo povo novamente ao Cipó, e assim sucessivamente.

Cidades como: Igarapava e outras também fizeram a mesma solicitação. Ainda em setembro a imagem percorrerá as cidades da região nas mãos do Padre Valmir, Pároco Sacramentano, várias já se manifestaram, inclusive Pedregulho, Delta e todas as cidades que fazem parte do Circuito dos Lagos, todas essas pessoas retribuirão a visita no dia 12 de outubro na procissão Fluvial com percurso de doze quilômetros, da Estação Jaguara ao Cipó, percurso que será feito em uma hora de barco, será uma ótima oportunidade para conscientização ecológica, pensando nisso, a Usina Hidrelétrica de Igarapava, ultimamente tem disponibilizado vários materiais como: banners, cartazes e outros materiais gráficos, com o objetivo de parceria na conscientização ecológica sobre o Rio Grande, propondo um grande trabalho em prol desse objetivo comum.

No momento da chegada da imagem no último sábado, (29) a manifestação de fé e amor à Santa foi algo estarrecedor pela expressão de amor e sentimento, a emoção era tanta que as pessoas derramavam lágrimas de emoção durante todo o momento de procissão e culto à Virgem Santa, em todos os bairros da cidade, sem exceção, o mesmo acontecendo na sexta-feira, na cidade de Rifaina, SP, onde o povo promoveu uma carreata de manifestação de amor e fé tomou conta das pessoas que a Igreja Matriz local, ficou aberta ao público durante toda a noite.

A partir de agora até as vésperas de 10 de outubro a programação religiosa será comandada pelo Padre Valmir, sendo que a Superintendência de Cultura, somente entrará em ação no próximo 10 de outubro, com uma procissão de pessoas que irão a pé, deSacramento até à Estação Cipó, a saída está prevista para as 18 horas, da porta do cemitério local, em procissão luminosa, quanto à Procissão Pluvial, sequer tem noção da quantidade de pessoas que poderão marcar suas presenças, “mas a festa já começa grande, pois as cidades de toda a região já se manifestaram interesses em participarem sem contar, pessoas de outras regiões, inclusive parentes do Pároco local que é da cidade de Alfenas situada no sul deMinas Gerais, já manifestaram interesses, assim a festa se tornará grandiosa”.

O destino final da imagem será a construção de uma capela especifica, no Cipó e por lá permanecer todo o tempo, onde terá no local, o Parque Municipal do Cipó, promovendo manifestações religiosas e incrementando o turismo local, pois lá terá em breve, restaurantes, bares e vários outros pontos para se promover o turismo e a cultura na região.

Enquanto isso a imagem da Santa Aparecida poderá permanecer tanto na igreja, quanto na Prefeitura Local, ou mesmo no museu.

Amir finalizou dizendo que tudo somente aconteceu devido aos dois pilares de sustentação maior, que são: O Prefeito Wesley e o Pároco Padre Valmir.


Jorn:. Carlos Mayer no jornal Sacranews

Nenhum comentário: