Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

VOCÊ DÁ CONTA DE TUDO?


Mamãe, você compra o álbum de figurinhas? 
Querida, onde você colocou aqueles papéis? 
A reunião com a diretoria começará em 15 minutos! 
A lição tá difícil... me ajuda? 
Hoje vai ter bolo de chocolate? 
Dona Marta, telefone para a senhora... 
Mãe, você me leva à festa do Pedro? 

A personagem a quem se dirigem é você mesma... Motorista, cozinheira, professora, profissional... São tantos os papéis... Papéis resultantes das profundas e velozes transformações produzidas pelo mundo moderno. Há uma nova mulher, uma mulher que conquista espaços cada vez maiores e mais significativos. Vive o mundo do trabalho... Por necessidade e por vontade. Busca realizações intelectuais, financeiras, afetivas, sexuais... Descobriu-se como mulher e como um ser produtivo fora do lar. Sua contribuição financeira é a cada dia mais importante. Seu caminho apenas começou; afinal, este mundo foi por tanto tempo trilhado somente pelos homens! 


# A MARATONA DO DIA-A-DIA # 

Esta mesma mulher enfrenta, hoje, questões sérias e desafiadoras como mãe. Seu tempo é curto, diante das longas jornadas de trabalho e de estudo. Chega, ao final do dia, muitas vezes, cansada... As crianças pedem tanto... Preparar o jantar... Ir ao supermercado... Cuidar da casa... Pagar contas... Reuniões da escola... Ser motorista dos filhos... Conversar com a empregada... (dupla jornada?! talvez quádrupla...) Os papéis são mesmo muitos. Exigem bastante, física e emocionalmente. Como olhar os filhos com o tempo e a qualidade necessários? Você é uma mulher exigente, que tem lutado duramente para conseguir proporcionar o melhor a sua família. 

Essa mulher está sobrecarregada. Não consegue, neste momento, resgatar muito de sua função como mãe. Cansada? Sem dúvida alguma. Mas uma parada sobre essa questão é necessária. Analisar a fadiga diária é também analisar a forma como se lida com o cotidiano e seus desafios. Você tem sorrido? Olhado o mundo a seu redor? Tem ouvido música com prazer? O que faz ao chegar em casa? Corre para a cozinha? Dá um tempo para si própria? Ao encontrar seu filho, após a escola, consegue beijá-lo e, calmamente, olhá-lo nos olhos e perguntar como foi seu dia? Aproveita seus momentos de motorista ou de cozinheira para ouvir seus casos? Diante de uma lição de casa à qual bravamente ele resiste, consegue respirar fundo, olhar em seus olhos e perguntar "O que acontece?" ou entra no embate direto? Se a relutância continua, permite-se dizer calma e firmemente: "Converse com sua professora a respeito. Nós dois não estamos conseguindo solucionar suas questões"? 


# SUPERMÃE TAMBÉM TEM LIMITES!# 

Parecem pequenas coisas. Mas é o aparentemente insignificante que faz a diferença. É isso que diz a seu filho: "Estou aqui, a seu lado, apesar de correr muito". Há problemas, questões mal resolvidas, lacunas a serem preenchidas, mas seu filho não precisa ter uma mãe perfeita. Nenhuma o é. Nem as do passado o foram. Ele necessita de uma mãe presente. E que procure, dentro de suas limitações, dar o melhor possível. Por menos tempo? Não faz mal... É uma criança inteligente, percebe sua luta diária, sabe de sua força, de sua garra, admira-a por isso... Mas pede seu olhar e sua palavra, quer marcar sua presença como se estivesse dizendo: "Estou aqui, olhe para mim!". Nesses momentos, bate o pé, fala alto, enfrenta você. Crianças são mestres na arte da sedução... 

E, por falar em sedução, cabe a pergunta: como essa correria toda, essa velocidade, esse emaranhado de coisas seduz, não é verdade? Seduz tanto que não se consegue delegar nada. Longo aprendizado é necessário para aprender a distribuir e delegar tarefas. 


# DAR UMA PARADINHA PARA PROSSEGUIR # 

É neste momento que a imagem do freio de mão surge com tanta força. É preciso ter freio para o cotidiano. Paradas. Pequenas pausas. Nelas conseguimos enxergar, com distanciamento, o olhar aflito do filho que brigou na escola, o sorriso alegre e o encantamento da filha com seu primeiro namoradinho, o rosto preocupado do companheiro que teve problemas no trabalho. É nestes pequenos momentos, também, que essa mulher consegue olhar para si própria e se perguntar sobre seu limite, o sonho move o mundo! O freio é como que uma breve pausa para a retomada do rumo. São instantes preciosos, porque neles você trabalha com elementos fundamentais para seu bem-estar e o de sua família: o conhecimento, a sensibilidade, a intuição e o equilíbrio... 


# ADAPTANDO AS RECEITAS # 

Lembre-se: não trabalhe somente de acordo os manuais, aqueles que trazem fórmulas de sucesso para educar seus filhos. Lide com sua percepção! Receitas serão sempre receitas, contêm o básico... E o que faz você com elas? Muda o recheio da torta porque a fruta está em falta? Aumenta ou diminui os ingredientes, dependendo do número de convidados? Acrescenta um pouco mais de manteiga, porque fica mais saboroso? Você provoca alterações porque sabe o que deseja obter! Às vezes, as alterações são um sucesso; outras, um fracasso. Mas o que conta é que, naquele momento, você buscou fazer o que melhor podia, com os ingredientes de que dispunha. O mesmo ocorre na educação de seus filhos: erra-se com ou sem receitas. Não se incomode com o erro. Nada é irreversível quando se quer acertar. O velho adágio já diz: "Só erra quem faz". Quando se está atenta e agindo, consegue-se construir um caminho muito particular e ao mesmo tempo coletivo. Particular porque sem mandamentos fechados, imutáveis, rígidos. Coletivo porque busca o bem-estar de todos que a rodeiam. 

Retomando o espírito que permeia todas as mulheres: na preparação da torta ou na educação dos filhos "é preciso ter manha, é preciso ter graça é preciso ter sonho sempre...". Você os tem? 





2 comentários:

Mamãe caprichosa disse...

Olá!! A gente tem sempre que ter forças para prosseguir....mas não é facil!! Temos que nos renovar e nos revigorar nas coisas simples do dia a dia!!
Adorei o texto!!
bjs
Carla
http://mamaecaprichosa.blogspot.com

utilnet disse...

Oi,

Visitando para ver novidades e dar-lhe uma prenda.

Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
Próspero ANO NOVO.
Abraço,
Miguel (Utilnet)