Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Filhos com autismo




Autismo é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente.
Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
Diante de filhos com autismo, é comum os pais se sentirem perplexos e impotentes.

Características do autismo

  • Dificuldade na interação social:
    • Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
    • Dificuldade em fazer amigos;
    • Apresenta dificuldade em compartilhar suas emoções;
    • Dificuldade em demonstrar reciprocidade social ou emocional.

  • Prejuízos na comunicação:
    • Atraso ou falta de linguagem verbal;
    • Para aqueles onde a fala é presente, verifica-se uma grande dificuldade em iniciar ou manter uma conversa;
    • Uso estereotipado e repetitivo da linguagem;
    • Falta ou dificuldade em brincadeiras de "faz de conta".

Há alguns anos, as alterações de linguagem apresentadas por autistas foram consideradas apenas uma característica do transtorno, porém, atualmente as questões de linguagem são consideradas como um dos principais problemas do Autismo.
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
    • Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados;
    • assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
    • maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
    • preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho, por exemplo).


Até o momento, os pesquisadores ainda não identificaram claramente os fatores causais do autismo. No entanto, terapeutas e pais de pessoas com autismo têm experimentado diversas formas de ajudar as pessoas com autismo. Muitas abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas – cada uma com diferentes filosofias e metodologias.
O número de autistas no Brasil é incerto, e as estimativas variam de 50 mil a 1 milhão de pessoas com autismo.
Uma das empresas que oferece serviços de orientação para tratamentos de autistas é a Inspirados pelo Autismo cujo programa chama-se Son-Rise.
Sobre a Inspirados pelo Autismo
"Quando o casal Barry e Samahria Kaufman ouviram dos especialistas que não havia esperança de recuperação para seu filho Raun, diagnosticado com autismo severo e QI abaixo de 30, decidiram acreditar na ilimitada capacidade humana para a cura e o desenvolvimento, e puseram-se à procura de uma maneira de aproximar-se de Raun. Foi a partir da experimentação criativa e amorosa com Raun, que eles desenvolveram o Programa Son-Rise. Raun Kaufman recuperou-se de seu autismo após 3 anos e meio de trabalho intensivo com seus pais. Ele continuou a se desenvolver de maneira típica, cursou uma universidade altamente conceituada e agora é o CEO do Autism Treatment Center of America."
A empresa Inspired by Autism Consulting (“Inspirados pelo Autismo”, www.inspiradospeloautismo.com), sediada nos Estados Unidos da América, tem como objetivo oferecer serviços educacionais e informativos para famílias de crianças e adultos com autismo ao redor do mundo. No Brasil, realizam workshops com o objetivo de facilitar a participação e inclusão de famílias e profissionais das diferentes regiões brasileiras e de todas as classes de poder aquisitivo.
Desde a recuperação de Raun, milhares de crianças utilizando o Programa Son-Rise têm se desenvolvido muito além das expectativas convencionais, algumas delas apresentado total recuperação ou significativa melhora do autismo. Segundo a “Inspirados pelo Autismo”, este tipo de abordagem educacional tem sido utilizada nos últimos 30 anos nos Estados Unidos e Europa,  é diferenciada porque investe no relacionamento com as crianças e auxilia no desenvolvimento de suas habilidades sociais através de brincadeiras dinâmicas e espontâneas.
O Son-Rise prevê a realização de workshops para possibilitar o aprendizado do conhecimento científico e das técnicas utilizadas no programa por parte dos participantes. Estão programados workshops interativos em 3 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília entre feveiro e março de 2008 (vide quadro ao lado).
Outros sites sobre Autismo: 

4 comentários:

Ricardo disse...

l

Ricardo disse...

Ola ,parebéns pela postagem.Existe um filme bem antigo que retrata muito bem a vida de uma criança e sua família perante este problemas.Se chama " meu filho meu mundo",eu o tenho.Procurem baixar e assistir ,vale a pena!!!Ou se preferirem deixem mensagens em meu blog e eu tentarei colocá-lo para download
Abraços

Kellen disse...

Deve ser muito barra para país com filhos com esse problema. Mas o importante mesmo é ter informação, pois ameniza os impactos!

Sds
Kellen
http://www.meumundoamigo.blogspot.com

Kimberly disse...

Crianças com autismo são super especiais .. além de ser desativado, uma vez
buy cialis o documentário, eu vi uma criança que poderia ver o dia em que caiu durante todo o ano todas as datas que foram ... de notar que nem todos atraso, graças ...