Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

terça-feira, 16 de março de 2010

A beleza pode ser muito feia





Obsessão de beleza 

A anorexia é um distúrbio alimentar causado por insuficiência de alimento controlado por uma dieta rígida. Jovens buscam constantemente um corpo “perfeito”, belo, magro, magríssimo. A motivação desta busca esta em uma mídia ilusória, que cria ao telespectador o modelo ideal de aparência física. Quando eles buscam esta beleza intensamente pode provocar o inicio da anorexia. 

Esta doença envolve o psicológico destas pessoas que procuram a qualquer custo uma auto-imagem seguida por um modelo da mídia. E ainda se iludem achando que ao chegar nesse “modelo” (magríssima) é estar feliz. 
Feliz? Sem comer, se comer vomita? Como sobreviver diante de náuseas, dores fortes no estômago, enxaqueca, ânsia de vomitar e perda de quilo conseqüentemente. Ainda depressão, auto-estima baixa, estresse. São vitimas que tem seus sonhos, planos e vida destruída. 

No Brasil, a média é de que 100 mil adolescentes tenham caído na armadilha dos distúrbios alimentares, classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como distúrbios psiquiátricos. Cerca de 90% dos casos são em garotas, 20% destes casos levam a óbito. 
A modelo paulista Ana Carolina Reston Macan, 21, morreu no ano passado em são Paulo, por conseqüência da “obsessão de magreza”. Especialista no assunto afirma que “A busca obcecada pela magreza absoluta não é o único fator que desencadeia a doença. Conflitos familiares e com a própria sexualidade podem instigar o surgimento desses distúrbios”. O efeito do tratamento é discutível. 

Este padrão de beleza precisa ser deletado da cabeça destes jovens, para isso é necessário eliminar a idéia de que a magreza é beleza. O exagero leva ao descontrole. E o descontrole mostra a infelicidade.

8 comentários:

Polly disse...

nossa!é inacreditavel um negócio desse!q imagem chocante,néh!
o pior de tudo que isso é uma ralidade, devido ao padrão de beleza que tentam impor, as pessoas acabam ficando doentes sem se dar conta.

ótimo post

Luciane Lira disse...

Oi Xenia,

Estou sempre acompanhando seu blog e passei e recomendo também nos blogs de meus alunos.
parabens.

Ana ® disse...

Nossa... impressionante esta foto...!
parabéns pelo blog!

Shirley disse...

Xênia, uma cabeça que acha que um corpo como esse da foto é bonito só pode estar muitodoente mesmo, né?Eu acho que a mídia veicula tanta bobagem, podiam se empenhar mais em divulgar situações como a anorexia e a bulimia, né? Muito bom o seu texto, instrutivo e incentivador! Bjão!

Madresgate disse...

Ola Xenia

Sua postagem é interessante pelas informações que contem
A anorexia é de fato um grande problema que esta presente na mente da maioria das adolescentes que buscam a fama através da mídia.
Não podemos deixar de ressaltar que emquanto estas adolescentes adoeçem pela prática de tais dietas, os responsáveis pelas agências de publicidade e de top models lucram sem nada fazer.
Acredito que uma campnha para acabar com esta falsa ideologia seria um caminho, mas como conscientizar estas jovens.
Parabens pela postagem
Um forte abraço
Mad

Genilda Silva disse...

Somos tão bombardeados com imagens falsas da realidade do corpo feminino que só poderia desencadear mesmo num descontrole.

contosbiblicos disse...

Oi Xenia, tem um selo pra você lá no blog Contos Bíblicos.

Passe lá para pegá-lo.
http://contosbiblicos.blogspot.com/2010/03/premio-blog-vip.html

Douglas

MARIA COSTA disse...

Oii Xenia

Já fiz um tabalho sobre anorexia,é muito triste a realidade de um apessoa que sofre esse disturbiu, afeta não só o fisico quanto o psicologico, essa spessoas criam uma beleza irreal, fora da realidade, nao conseguindo enxergar a beleza interior.Essas pessoas tem que ser diagnosticadas rapido, pois quando mais demorar, pior é seu estado e o processo de ganho de peso fica mais complicado.Temos que acabar com a ditadura da magreza, pois a beleza esta quando a gente se sente bem com nós mesmo.
Bjs