Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mandalas para colorir








Você já deve ter desenhado muitas mandalas. Quantas vezes não rabiscamos figuras circulares enquanto falamos ao telefone ou participamos de uma reunião? Não é por acaso. As mandalas são imagens universais, gravadas no inconsciente de todos nós.


Basta olhar ao redor para ver que a Natureza está cheia de mandalas. Um girassol, um olho ou uma estrela, por exemplo. Mandala, a palavra quer dizer: Círculo em sânscrito! O círculo é a forma perfeita.

Desenhar ou colorir mandalas é uma maneira de trabalhar de forma criativa. É uma atividade que melhora a concentração. A mandala é um quadro cujas cores são a expressão de um momento. Para os hindus, a mandala é o símbolo da presença divina no centro do mundo. 

Essas imagens arquetípicas podem nos ajudar a reunir forças dispersas quando estamos estressados. 


As mandalas e as crianças 

Quando estão com dificuldades para se concentrar, as crianças gostam de rabiscar. E talvez isso explique por que pintar mandalas tem um efeito muito mais rápido e perceptível nas crianças do que nos adultos.

Os psicopedagogos e psicólogos opinam que o trabalho regular com essas imagens estimula o desenvolvimento da personalidade e aumenta a concentração. No caso de crianças com dificuldades para fazer seus deveres escolares, pintar uma mandala antes de encarar a lição de casa tem um efeito tranquilizante e concentra as energias. Crianças mais quietinhas encontram nesse tipo de atividade uma carga de energia e de alegria.

Também é útil para os que estão em crise de desenvolvimento, os que têm problemas de motricidade, os medrosos, os irritáveis ou agressivos. Ao pintar mandalas, a mente entra em um estado de relaxamento no qual as experiências traumáticas, os medos e as tensões podem ser eliminados gradativamente






































3 comentários:

Fernanda disse...

Olá,

Essas mandalas são lindas! Não sabia que esses tipos de desenhos liberam a criatividade.
Agora entendo pq rabisco tanto (risos).
Fernanda
pautajornalistica.blogspot.com

R149 3o75s disse...

Oi,Xênia,sou vidrado em Mandalas;muitas
vezes,meditando com o olhar,me perco totalmente nelas,que guardam alguns segredos e mistérios da geometria divina.É bom saber que tais formas também são usadas em pedagogia.Na minha época não tinha isso,rs!

V.L.P. disse...

Olá Xênia!

Elas são maravilhosas e eu me encanto quando vou a alguma loja que vejo as variedades apresentadas que quando me vejo já estou longe do lugar e pertinho do meu coração, de tanto que gosto, são realmente terapêuticas, envolventes! Parabéns pela postagem!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-