Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Curiosidades - Perguntas e respostas - II


Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?

O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como minirradares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.


É verdade que apenas as fêmeas dos mosquitos sugam o sangue das pessoas?

Sim, apenas as fêmeas sugam sangue. Elas fazem isso somente depois de copular, a fim de utilizar o sangue para gerar os ovos. Já os machos, alimentam-se de seiva e néctar.


Por que as baratas morrem viradas de costas?

Na verdade, nem todas as baratas morrem de costas. Isto ocorre com baratas que passaram por lugares onde foi aplicado inseticida. O veneno age no sistema nervoso da barata, deixando-a tonta. Como o peso do casco é maior, ela se desequilibra e tomba, não conseguindo desvirar mais.


Por que as baleias encalham na praia?


De acordo com Gabriel Maciel de Souza Vianna, do Projeto Baleia Jubarte, na Bahia, as baleias que encalham em geral já estão mortas ou bastante debilitadas. O motivo costuma ser a presença de parasitas nos ouvidos. Eles geram distúrbios no sistema labirinto dos animais e, assim, prejudicam sua capacidade de orientação espacial, levando-os muitas vezes a águas rasas. É comum o animal voltar a encalhar, mesmo depois de liberado. Segundo Vianna, com menor freqüência, algumas espécies de baleias – como orca, cachalote e baleias brancas – podem encalhar por conta de variações no campo magnético terrestre. “Estas espécies têm um sistema de orientação que as posiciona de acordo com o campo magnético da Terra, o que possibilita, por exemplo, a ocorrência das migrações”, explica ele. “Mas quando há variações neste campo magnético os animais se desorientam e podem encalhar em massa”, conclui Vianna.


Por que as orelhas do elefante são tão grandes?

As orelhas grandes servem para refrescar o elefante. Quando o sangue quente passa pela grande superfície das orelhas, ele recebe a rajada de vento e sofre uma queda de temperatura. Para ajudar no resfriamento, o animal também abana as orelhas.

Por que o focinho dos coelhos está sempre mexendo?

O olfato desse animal é muito apurado. As narinas dele são muito sensíveis, o que permite apreciar os diversos cheiros. E é dessa forma que os coelhos, principalmente os que vivem em ambiente selvagem, detectam a presença de eventuais perigos.


Por que o gambá tem cheiro ruim?

O gambá tem glândulas que produzem um líquido chamado butilmercaptana. Ele só é liberado quando o animal se sente ameaçado. O cheiro forte funciona como defesa do gambá, porque afasta os animais predadores. Quando não está em perigo, o gambá, assim como os outros animais, tem um cheiro característico.


Por que os cachorros balançam o rabo?

O zootecnista Alexandre Rossi explica que os movimentos do rabo do cachorro são formas de comunicação.

Nenhum comentário: