Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

domingo, 28 de novembro de 2010

Rio contra o crime.

Estou assistindo o combate ao crime organizado do Rio de Janeiro com muita alegria. Primeiro por que já estava mais que na hora do bem vencer o mal e promover a dignidade dos trabalhadores e pais de família que moram nas favelas do Rio. Segundo por que percebo que todos estão envolvidos para que tudo ocorra dentro do "melhor" possível em casos como esse. Terceiro que a população vence o medo e finalmente começa a entender que ser conivente ou se calar é prorrogar essa situação por mais tempo, onde os bandidos fazem e acontecem impunemente. A justiça finalmente chegou aos morros cariocas.
Como educadora penso em como será melhor para minhas crianças crescerem em um ambiente de paz e serenidade, longe das armas, do tráfico e de balas perdidas.
Sei que a ocupação das favelas do Rio é apenas a ponta do Iceberg mas, já é um grande passo rumo a vitória contra o trafico. Me chocou o depoimento de uma moradora dizendo que havia um tribunal na Vila Cruzeiro, onde os bandidos julgavam as pessoas, condenavam e alguns casos executavam. Ela conta que foi levada a esse tribunal por conta de seu cachorrinho de estimação que incomodava a vizinhança. Tem base uma coisa dessas? Correr risco de morte pelos latidos de um cão? 
Os traficantes por quase 30 anos promoveram o terror nessas comunidades, basta ver o que moradores gritavam ao ver preso um tubarão do tráfico, ZEU, CADÊ O MACHÃO? Esse clamor público mostra que muitas vezes eles tiveram medo e foram pressionados. Imagino como seria morar numa comunidade dessas... E vou além, imagino a sensação de liberdade que estão começando a experimentar essas pessoas simples, honestas e trabalhadoras.
O prefeito do Rio, diz que a partir de segunda feira já estará chegando até eles os serviços básicos de limpeza e saúde. Que coisa maravilhosa! 

Agora sim.... O Rio poderá ser chamado de cidade maravilhosa, com um povo maravilhoso que merece viver plenamente.

4 comentários:

Paulo Roberto Brandão disse...

Parabens pela postagem Graças a Deus.o melhor aconteceu.
Traficantes cercados no Complexo do Alemão, conjunto de favelas localizado na zona norte do Rio, enviaram mensagens ao mediador de conflitos e coordenador do Afroreggae, José Júnior, para iniciar algum tipo de conversação antes da invasão da polícia.

José Júnior está agora no Complexo do Alemão disposto a negociar uma rendição com os traficantes para evitar o elevado número de mortes que se espera em um eventual combate

Principe Encantado disse...

Tudo muito legal, quero saber da continuidade, a manutenção desta segurança se realmente existirá.
Abraços forte

Marivan disse...

A situação pedia uma medida enérgica.Ela foi dada pelas forças competentes, com a importante ajuda do governo federal.Falta muito ainda para o Rio respirar tranquilo.Sabemos que o Governador Cabral tem consciência disso.Teve peito ao pedir a ajuda das forças armadas.Mostrou coragem e desprendimento.Lição para os outros estados que sofrem os mesmos problemas. Quero acrescentar que o Rio de Janeiro jamais vai deixar de ser lindo.

ALLmirante disse...

Melhor (educador) para a virtude mostrar-se-á aquele que usar o encorajamento e a palavra persuasiva, do que o que se servir da lei e da coerção. Pois quem evita o injusto apenas por temor a lei, provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrario, for levado ao dever pela convicção, provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente, Por isto, quem agir corretamente com compreensão e entendimento, mostrar-se-á corajoso e correto de pensamento. Demócrito. Parabéns pelo blog.