Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hipotonia benigna

O tônus em uma criança normal consiste em discreta tensão permanente do músculo, de tal maneira que os membros opõem ligeira resistência ao deslocamento, quando manuseados ou movimentados passivamente; em outras palavras, ele define o grau de resistência que se opõe à movimentação passiva.

Sob o ponto de vista clínico a hipotonia tem sido interpretada como sinal de diminuição da atividade nos circuitos reflexos, sendo esta decorrente de lesão do SNC. 

Alguns lactentes apresentam acentuada hipotonia muscular ou flacidez, muitas vezes de caráter transitório, embora possa persistir sob a forma de fraqueza muscular e de “moleza” generalizada. 

Podem inicialmente surgir dificuldades quanto ao diagnóstico diferencial entre a flacidez devida a uma lesão do SNC e a flacidez que acompanha outras afecções. A hipotonia é encontrada também nos prematuros e síndrome de Down. 

No caso típico, a hipotonia manifesta-se por flacidez extrema quando se procura levantar o bebê, bem como pela sua incapacidade de produzir a força muscular necessária para movimentar os segmentos do corpo, sobretudo em oposição a gravidade. 

O lactente assume muitas vezes uma posição típica mantendo os membros em abdução, flexão e rotação externa. A cabeça costuma cair para trás quando se procura levantar a criança para posição sentada. Em decúbito ventral pode faltar o desvio lateral da cabeça, destinado a proteger a criança do perigo de se asfixiar. 

Quando segurado em posição sentada ou em pé, mostra-se freqüentemente incapaz de manter a cabeça e o tronco eretos; os membros inferiores podem fletir-se e entrar em colapso, quando a criança é segurada na posição em pé. 

Os movimentos de espernear costumam estar ausentes ou ser muitos fracos. As dificuldades para beber e para alimentar-se podem ser devidas à incapacidade de produzir força muscular necessária para sucção e a deglutição eficazes. 

Crianças com hipotonia congênita benigna exibem o distúrbio aos 9-12 meses com atraso dos marcos motores. São incapazes de sentar, engatinhar, ou rastejar, mas possuem boas habilidades verbais, sociais e manipulativas e uma aparecia inteligente. A força parece ser normal, e elas movimentam os braços e as pernas agilmente. 

Contudo, elas apresentam retardo da cabeça, escorregam em suspensão ventral e redução do tônus passivo. A maioria das crianças se recupera e parece normal por volta dos 3 anos de idade. 

Com freqüência, outros familiares exibiram um padrão de desenvolvimento semelhante. 

Quando suspeitar: 

· Altura bizarra ou não habitual; 
· Diminuição da resistência a movimentação passiva das articulações; 
· Aumento de amplitude dos movimentos; 
· Redução da movimentação ativa; 
· Observar a postura e a movimentação do lactente em decúbito dorsal, puxando-o pelos braços para fazê-lo sentar-se, verificar o controle da cabeça em suspensão ventral. 


Escrito por:Patrícia Monteiro Guerra 






fonte:http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=2371&cat=Teses_Monologos 

Ainda sobre o assunto: 


P: Minha filha tem 9 meses e ainda não se senta. O pediatra diagnosticou uma hipotonia benigna. Quero saber o que é esta doença e o que devo fazer. 

Carolina Muniz, por e-mail 

R: Uma criança com esta idade não engatinhar ou não sentar-se sozinha é normal, não se preocupe. No entanto, você pode estimular sua filha colocando-a de bruços no chão e fazendo com que ela busque objetos que estejam a uma certa distância. Pegue, por exemplo, uma bola colorida e faça com que ela tente pegá-la, assim será obrigada a levantar o corpinho e engatinhar. Hipotonia benigna é quando o bebê apresenta maior flacidez em alguns músculos, especialmente nos membros inferiores, como as pernas. Isto, entretanto, não atrapalha o desenvolvimento geral da criança, mas é bom visitar o pediatra regularmente, pois ele poderá acompanhar o crescimento de perto e, em caso de anormalidade, encaminhar sua filha a um fisioterapeuta. 

Fonte: Revista Meu Nene 

Meu filho tem 1 ano e 5 meses e só anda segurando o dedo da gente. Sozinho, nem pensar. O neuropediatra diagnosticou hipotonia benigna. Gostaria de saber mais sobre o assunto. 

Marcia Antunes, por e-mail 

Existem faixas normais de tempo de maturação neurológica. Dentro desses parâmetros, temos bebês que conseguem andar sozinhos com 10 meses, enquanto outros só iniciam esse processo com 16 meses. No entanto, seu pediatra deve ter considerado apropriado pedir para seu filho a avaliação do neuropediatra. O diagnóstico dado, de hipotonia benigna, define bebês que apresentam maior flacidez muscular (ou menor tônus muscular), geralmente mais perceptível nos membros inferiores, sem nenhum comprometimento da parte cognitiva (na relação da criança com o meio ambiente e as pessoas). Normalmente, crianças assim apresentam bom desenvolvimento. Mas só seu médico pode julgar se, no caso de seu filho, seria necessário ou não um apoio de fisioterapia. 


Consultoria: Durval Daniel Filho, pediatra neonatologista; Ricardo Gama Carneiro, pediatra; Sonia Blota Belotti, psicóloga; Luiz Menna-Barreto, coordenador do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da Universidade de São Paulo; Mariana Marconde Klafke, psicóloga do CAD (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento); Sidney Federman, cirurgião, do Hospital e Maternidade São Camilo (SP); Tânia Shimoda, pediatra do Instituto da Criança de São Paulo; Rubens Paulo Gonçalves, obstetra da maternidade Pro Matre Paulista 

Fonte: Revista Crescer 

5 comentários:

Cristina Dias disse...

Olá. Meu filho tem 5 meses e aos 3 diagnosticaram lhe hipotonia. Mas agora já se senta e ate a fisioterapeuta acha nao ter hipotonia. Acho incrivel como uma pediatra pode dizer que ele tem hipotonia.

Elisabete disse...

Boa noite,

Meu filho tem hipotonia axial que foi detetada aos 4 meses anda em fisioterapia desde dai tem 13 meses e ainda não senta, engatinha, não tem muita força no tronco fez ressonancia á cabeça e toda a lombar, não acusou nada e fez o exame genetico cariotipo e outro e não acusou nada, gostaria de saber se será hipotonia congénita benigna, meu sogro só começou a andar aos 4 anos não sabe o que se passou porque naquela altura não havia médicos como agora. Ando muito angustiada porque os neuropediatras não me sabe dizer o q ele tem. Obrigada pela atenção.

M.Conceição S. Padial Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M.Conceição S. Padial Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M.Conceição S. Padial Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.