Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O êxito na vida


O ideal é luz que orienta e conduz ao êxito na vida. Antes de Nietszche, escreveu Stuart Mill: “Golpeia teu coração que nele está o teu gênio”. Cumpre arrancar, na luminosidade do amor à vida, o anelo por grandes realizações a bem próprio e dos outros. 

O ideal é o objeto da mais alta aspiração intelectual, estética, espiritual, afetiva, ou de ordem prática que deve mover todo ser humano na sua trajetória terrena. Ele leva a se apoderar dos obstáculos e a os transformar em pedras para a construção de planos que serão com energia executados. Desta forma é que se ascende aos almos píncaros onde paira a glória, após se passar pelas agruras da escalada, entrajando-se nas refulgências de miríades de benefícios prestados à sociedade. Os desafios se tornam incentivo e na personificação superna de uma aspiração bem direcionada, brilha um venturoso destino. Com efeito, uma grande vida é um ideal realizado persistentemente a cada hora. Toda luta em prol de um nobre fim é contenda santa, que constela esperanças e galvaniza o porvir dos lucipotentes. 

É o entusiasmo em tudo que se faz em vistas a um projeto de vida que trás equilíbrio entre o passado e o futuro. Trata-se da certeza na possibilidade da própria perfeição nas tarefas de todo instante. Então, sim, se pode trilhar os caminhos do gênio, do santo, do herói. Todos que se acham vencidos nas lutas diárias é por lhes faltar aquele impulso interior que conduz à felicidade do dever cumprido.Ninguém conseguirá fazer uma grande obra se não estiver possuído daquela disposição firme que não admite retrocesso, força que remove todos os estorvos. Hoje muitos são os que carecem de fervor, isto é, do desejo veemente de conseguir algo, comprometimento consigo mesmo de não desanimar nunca, custe o que custar. Um coração excitado pelo entusiasmo é capaz de tudo. Há uma força formidável que irradia a alma ardentíssima inflamada pelo facho de um objetivo perseguido com persistência inabalável. Mister se faz cultivar sempre uma exaltação criadora que é penhor de sucesso, daquelas proezas extraordinárias que marcam a existência dos grandes personagens da história. Derrotada a mediocridade, uma marcha para frente vai firmando uma vida gloriosa que, um dia, conhecerá a recompensa dos justos na eternidade beatificante no Reino de Deus. 

Para isto é preciso sempre sobrepor o necessário ao supérfluo; o essencial ao meramente útil, evitando-se a dispersão de esforços. Em síntese, é a fuga da letargia, do desinteresse, da indiferença, da apatia, mas num sábio emprego de esforços planejados que impedem a indolência sem levar a um deletério estresse. 

O mundo seria bem diferente se todos tivessem esta filosofia de vida, pois a esperança impediria todos os tipos de terrorismo, a entrega aos vícios que degradam o ser humano, debelando toda espécie de miséria física, econômica, moral. Diante de tanta mazela neste início de milênio o mundo precisa, mais do que nunca dos intérpretes de novas formas de beleza, de verdade, de espiritualidade. 

Profetas de uma outra ordem social mais humana, irradiadores de alegria e paz. Isto não é questão de idade, é antes de tudo atitude e coragem fruto de uma mentalidade tenaz. Neste mundo a vitória nunca é definitiva e não é fácil vencer a rotina, a lassidão, o desânimo, mas os corajosos triunfam sempre, movidos pelo magno ideal da busca da perfeição, conhecendo então o verdadeiro êxito na vida.

Um comentário:

Renato Faria disse...

Xenia, este texto é fantástico! Me fez pensar em muitas coisas... E quem sabe mudar, melhorar... Parabéns!