Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Professora especial fica para sempre na memória dos alunos.


Um dia uma professora pediu para seus alunos listarem os nomes dos amigos de classe em um papel, deixando um espaço na frente para escrever alguma coisa.
Então ela mandou eles pensarem na coisa mais bonita que eles podiam dizer sobre cada um dos colegas da classe e escrever ali neste espaço.
Isso tomou todo o tempo restante da aula até que todos acabassem a tarefa, e quando eles saíram da sala, cada um entregou seu papel à professora.

Depois a professora escreveu o nome de cada aluno em um pedaço de papel separado e listou o que todos os outros tinham dito sobre aquele aluno em especial.
Na aula seguinte ela entregou para cada um a sua lista, e em pouco tempo, a classe inteira estava sorrindo."Verdade" ela ouvia. "Eu nunca soube que significava alguma coisa para alguém!" outro dizia..."Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim"...

Foram muitos os comentários.Mas, ninguém mencionou esses papéis na aula novamente. A professora nunca soube se eles discutiram sobre isso entre eles ou com os pais, mas isso não importava.O exercício atingiu seu objetivo. Os alunos ficaram felizes com eles mesmos e com os outros. 
O tempo passou, aqueles alunos cresceram e cada um iniciou uma nova vida ali mesmo ou em outra cidade.Quis o destino que um dos alunos perdesse sua vida em uma guerra.Todos os amigos e a professora foram no funeral daquele aluno especial. Ela nunca tinha visto um homem num caixão militar antes.

Ele parecia tão bonito e tão maduro. Seus amigos encheram a igreja e um por um, daqueles que o amavam deram seu Adeus...A professora foi a última a abençoá-lo.Mas enquanto ela estava lá, um dos soldados que atuou como acompanhante do funeral veio para ela e disse"Você era a professora de matemática do Mark?" ele perguntou.Ela mexeu com a cabeça em gesto afirmativo, "Era.""O Mark falava muito sobre você."Logo após o funeral enquanto todos ainda estavam tristes por aquele amigo que não poderiam ver de novo, a professora foi chamada pelos Pais de Mark "Nós queremos lhe mostrar uma coisa", o pai disse,tirando a carteira do bolso e disse.

"Encontraram isso no bolso das roupas do Mark, nós achamos que você deveria reconhecer." Abrindo a carteira, ele cuidadosamente retirou dois pedaços de papel, que obviamente tinham sido lidos e relidos muitas vezes.A professora soube imediatamente que aquele papel era a lista feita a muitos anos atrás em uma de suas aulas, com todas as coisas boas que os colegas de Mark tinham escrito sobre ele."Muito obrigado por fazer isso" disse a mãe do Mark."Como você pode ver, Mark o guardou como um tesouro."Todos os colegas do Mark começaram a reunir-se em volta e Charlie sorrindo timidamente falou,"Eu também guardo minha lista. Ela está na parede do meu quarto".

A esposa do Chuck falou que a lista deles estava no album de casammento.""Eu tenho o meu também", falou Marilyn. "Está no meu diário".Então Vicki, outra colega, pegou sua agenda na bolsa e mostrou, gasta e velha, sua lista para o grupo. " Eu a carrego comigo o tempo todo", disse ela e continuou, "Acho que todos nós guardamos nossas listas."Foi quando a professora finalmente sentou e chorou. Chorou por Mark e por todos os seus amigos que não o veriam nunca mais e por ver que um pequeno gesto a muitos anos atrás fez uma diferença enorme na vida daqueles alunos.A quantidade de pessoas na sociedade é tão grande que nós esquecemos que a vida acaba um dia. E nós nunca sabemos que dia será.Então por favor, conte para as pessoas como você as amam e o quanto você se importa com elas, e principalmente como elas são especiais.Antes que seja tarde demais.

3 comentários:

marymiranda-fatosdefato disse...

Olá, Xênia! Tudo bem?


São inspirações que surgem, amiga, pelo o amor pela profissão que uma professora como essa pôde ter...
Já tive professores assim, que estavam na hora certa, no local exato, trazendo luz em uma aula que poderia parecer apenas mais uma na vida do aluno.
Sou professora e creio já estar sendo especial, de alguma forma, na vida de alguns discentes meus.
Pelo menos é o que eu sinto, quando passa o tempo e eles saem do colégio, me reencontrando nas ruas.
Uma me entregou o número do telefone emocionada dizendo que eu e o namorado dela eram as pessoas nas quais mais confiava na vida ( e eu sequer pensava que meus conselhos fossem tão importantes assim para ela!), um ex-aluno relembra dos tempos do primário um código meu para recriminá-lo sem alteração de voz (dessa maneira ele não era humilhado e sabia que estava cometendo erros) e um outro lembra com saudades de um lanchão divertido e cultural que um colega meu professor de matemática e eu realizávamos nos recreios prolongados.
É assim, fazendo o que de melhor temos em nosso conceito de ofício bem realizado!
Só pode ser professor quem tem dom e paciência; sem isso, melhor procurar outra profissão!

Beijos,
Mary:)

Danny Risadinha disse...

Olá , Xênia

Olha eu já participei em um Trabalho de uma Dinâmica desse mesmo tipo , me surpreendi mas não guardei comigo não , mas me recordo de muitas coisas que estavam ditos ali naquela folha , olha Amada e verdade e maravilhoso a GENTE podermos amar o Nosso Próximo eu sou Voluntária em uma Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes , que esta passando por momentos de vulnerabilidade e esta sendo muito fortalecedor embora que muita das vezes não seja nada fácil , Mas Deus nos encoraja ...

Abraços Amada , quando abrir a ONG , me diz quem sabe eu não vá para aí ser Voluntária ...

Atena disse...

Linda estória, Xênia.
Realmente se todas as pessoas se dessem conta como é importante expressar o nosso carinho, admiração ou amor pelo outro. Isso faz muito bem para a auto-estima e para a saúde mental também.
abraços