Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dicas de atividades para o Dia do Índio

A história que nos contaram sobre os povos indígenas, por muito tempo ocultou a riqueza de sua cultura e modo de viver, contribuindo para uma imagem distorcida e depreciada destes povos. 
     As dicas aqui sugeridas querem contribuir para nos abrirmos a uma nova consciência e responsabilidade: a de que temos muito a aprender com eles, que seus direitos precisam ser respeitados e que esta causa é de todos nós.



Livros e Publicações:

Séculos Indígenas no Brasil - Catálogo Descritivo de Imagens - de Frank Azevedo Coe e André Raimundo Ferreira Ramos (Orgs.), Edipucrs, 2010.
Baixe o livro em formato PDF: clique aqui

Jornal Porantim e Revista Mensageiro - trazem notícias, fotografias e artigos relacionados à vida e luta dos povos indígenas.
Mais informações: www.cimi.org.br

Povos Indígenas no Brasil - de Beto Ricardo - faz um levantamento de 1996-2000 da realidade indígena no nosso país. Com ilustrações, gráficos, mapas, fotos e tabelas. Contém 12 relatos sobre a origem do universo e o encontro com o branco, segundo diferentes povos indígenas. 
Mais informações: www.socioambiental.org

Séculos indígenas no Brasil - catálogo descritivo de imagens – os autores Frank Azevedo Coe e André R Ferreira Ramos registraram imagens de diferentes projetos pelo Brasil, desde 1992, mostrando a pluralidade de culturas indígenas. Mais informações: www.pucrs.br/edipucrs/

O Casamento entre o Céu e a Terra - de Leonardo Boff, traz contos dos povos indígenas, mostra a contribuição destes povos na nossa cultura: linguagem, nomes de cidades, rios e montanhas; culinária, costumes, religiosidade e a forma de compreender a natureza. Editora Salamandra. 
Mais informações: www.salamandra.com.br

Contos indígenas brasileiros - de Daniel Munduruku - Os oitos contos selecionados pelo autor têm a intenção de retratar, através de seus mitos a caminhada de alguns de nossos povos indígenas do norte ao sul do país - Guarani, Karajá, Munduruku, Tukano, entre outros. Oferece às crianças (9 a 12 anos) uma rica visão de nossa herança cultural. 
Mais informações: www.globaleditora.com.br

Relatório A Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - a publicação mostra que a situação destes povos continua muito difícil, com o índice de violência aumentado devido à falta de regularização de suas áreas. 
Mais informações: www.cimi.org.br/

Povos nas cidades - Série especial apresenta o cotidiano dos indígenas em quatro grandes cidades brasileiras. As reportagens examinam também a relação desses povos com o poder público. 
Mais informações: www.cimi.org.br/

Sites:

Sites sobre a cultura, história e realidade e luta indígena

Filmes e Vídeos:

Conhecer o outro lado da história, contada por quem dela foi excluído, é um dos objetivos dos vídeos e filme sugeridos.

Corumbiara - (2009) - em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO), e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia e é esquecido. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, o documentário revela essa busca e a versão dos índios. Vídeo de 117 min., direção de Vincent Carelli.

Povos Indígenas, direito à diferença - vídeo de 28 min., produzido pelo jornal Mundo Jovem e Instituto de Pastoral de Juventude sobre o direito que têm os povos indígenas de viver do seu modo, com a dignidade e justiça que lhes foi negada.

Povos Indígenas no Brasil: 500 anos de resistência – vídeo de 24 min., de autoria do Cimi. É uma releitura da história oficial, recuperando temas omitidos e heróis silenciados. 
Pedidos pelo e-mail: adm.porantim@cimi.org.br

Vídeos da TV Indígena – disponibiliza diversos vídeos com o objetivo de estimular o debate das questões indígenas no Brasil.
Mais informações: www.tvindigena.ning.com

Vídeo nas Aldeia – um projeto de produção audiovisual que surgiu para apoiar o movimento indígena e ajudar na preservação de sua cultura e de sua identidade. Mais informações: www.videonasaldeias.org.br

Tainá – uma aventura na Amazônia – (2000) – Tainá é uma índia de oito anos, órfã que vive com o avô em um recanto na Amazônia. Com ele aprende lendas e histórias de seu povo. Convivendo em harmonia com a floresta e os animais, ensina o cuidado e a preservação. Duração: 90 min. Classificação livre.

Terra Vermelha – (2008) - No Mato Grosso do Sul, a comunidade indígena Guarani-Kaiowá luta para retomar suas terras ocupadas por fazendeiros. A perda das origens e do universo sagrado seduz os jovens ao suicídio. Direção de Marcos Bechis. Duração de 108 min. Classificação: 14 anos.

Nenhum comentário: