Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Índio é gente?

Obviamente você já deve ter formulado a sua resposta e deduzido: - que pergunta mais idiota! E diria ainda:

- É inadmissível que em pleno século 21, após mais de 500 anos do “descobrimento” do Brasil, ainda surjam indagações “absurdas” como esta. Mas a verdade é que as ações do “homem branco”, dito “civilizado”, ano após ano, vem contribuindo para reafirmar a consistência da negação dos fatos.

O questionamento proposto não é fruto de uma simples indagação superficial, mas uma reflexão crítica e realista de uma postura descontextualizada e ignorante.

Ao ser indagado por uma criança quanto ao fato da existência de nossos irmãos aborígines como “seres humanos”, pelo simples fato de não fazerem parte do mesmo modelo social/cultural dos ditos “civilizados”, em sua visão, não cabia compreender-lhes como seres humanos.

Ao responder a pergunta, fui interpelado com nova indagação: - mas, eles não moram no mato? Então, não são gente!

O que me causou surpresa, não foi o tanto o questionamento em si, mas sim, o fato de evidenciar-se naquela criança a falha da sociedade como um todo, incluindo a questão da educação. 

É desumano e revoltante ver o povo indígena ser dizimado em plena era de avanços tecnológicos, e assistirmos a tudo na maior naturalidade como se tivéssemos assistindo a um programa de TV.

Necessário faz-se que nós, educadores, governantes e sociedade repensemos com sabedoria esta questão, antes que estes poucos e heroicos irmãos indígena entrem de vez na cadeia da extinção total!


Pedro Augusto Gomes,
Professor - Carangola - MG.

Nenhum comentário: