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quarta-feira, 2 de março de 2011

MODELO DE PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO


- Dimensão Pedagógica ou Gestão do Processo Ensino-Aprendizagem- 





  • Promover a reestruturação do planejamento pedagógico na perspectiva das proposições curriculares 
  • Possibilitar encontros programados para a implementação das proposições curriculares. 
  • Promover a integração das áreas de conhecimento para o aprimoramento do ensino e aprendizagem nos ciclos. 
  • Criar condições espaciais para a efetiva integração das áreas de conhecimento. Readequação do espaço da mecanografia e do espaço da antiga cantininha para o uso de estudo, formação e construção de rotinas metodológicas: sala de linguagem, Ciências humanas, biológicas e exatas. 
  • Construir junto à coordenação pedagógica ferramentas para medir o processo de ensino-aprendizagem; construção de portifólio . 
  • levantar dados de resultados do processo de ensino e aprendizagem ao final cada fase dos ciclos, afim de subsidiar planejamento de trabalho no ano letivo. 
  • Utilizar os meios de avaliação do final de ciclo para a estruturação das estratégias metodológicas do ciclo subseqüente. 
  • Implementar o efetivo registro do rendimento dos alunos no diário de classe, possibilitando a visibilidade do processo de aprendizagem dos de alunos. 
  • Usar o registro descritivo do diário como referência para implementação de ações que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Realizar assembléias sistemáticas de alunos e professores, entre ciclos visando a reflexão sobre conflitos, valores e conservação do patrimônio, homenagens, comemorações e tomadas e ações para a melhoria das relações interpessoais. 
  • Implementar ações metodológicas no 2º e 3º ciclo que contemplem as orientações de Alfabetização e Letramento. 
  • Promover parceria com o Ceale para dar continuidade na formação dos professores na perspectiva da alfabetização e letramento. 
  • Formar grupos para estudos de casos de alunos com deficiência ou síndrome compostos profissionais da escola. 
  • Identificar os casos específicos de inclusão a fim de estabelecer estratégias e procedimentos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. 
  • Criar mecanismos para desenvolver nas crianças na fase inicial a apropriação das habilidades e atitudes escolares. 
  • Promover a formação do estagiário que acompanha e cuida do aluno com deficiência.

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