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sábado, 19 de março de 2011

Projeto pedagógico -" Fraternidade e a Vida no Planeta”



O ambiente que temos e o ambiente que queremos



A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.
É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Com Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas. Diante desta problemática, todos devemos promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.

Componentes curriculares envolvidos: todas as disciplinas. 

Turmas atendidas: ensino fundamental e médio.

Objetivos: 

• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

Atividades para diferentes disciplinas


Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em todo o colégio. Confecção de jornal escolar ecológico.


Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.


Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.


Biologia: criação da horta da escola.


Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.


Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.


Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).


Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.

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