Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 2 de março de 2011

O trabalho com os recursos da mídia na sala de aula







O uso dos recursos da mídia na sala de aula ocorre pela necessidade de responder imediatamente as demandas de saberes que permeiam a todo o tempo a prática de ensino e aprendizagem. O livro didático, disponível atualmente, tem, em boa medida, respondido aos interesses de alunos e professores. Desde a adoção do PNLD, a qualidade dos livros didáticos tem melhorado, quando se verifica que o conteúdo contempla as exigências curriculares. O editorial tem investido no dinamismo dos conhecimentos, relacionando-os às vivências dos alunos. Este caráter dinâmico do livro didático, além de possibilitar a proximidade dos conhecimentos com as experiências dos educandos, impele o professor à pesquisa. Enquanto pesquisador, o professor se interessa por outros meios de informação que corroboram com aquelas que o livro didático encerra. O professor torna a informação viva e presente. O professor busca no vídeo, na música, na informação on-line, nas revistas científicas e de circulação social, nos jornais diários as informações afins com aquelas que o livro, na sua função insubstituível de acervo de saberes historicamente construídos, encerra. 

Por esta razão, o planejamento do professor deve considerar todos os recursos da mídia que possam contribuir para a expansão do conhecimento dos alunos acerca de qualquer tema curricular. Há outro ganho incontestável: professor e alunos tomam conhecimento de uma série de saberes juntos e rompe com o estereótipo do professor dono do saber. 

É de se esperar que, uma vez que o professor invista na implantação de recursos da mídia no seu trabalho docente, as políticas publicas venham reconhecer a necessidade de implementar ações que garantam a disponibilidade desses recursos na escola. Está na responsabilidade do professor provocar os investimentos.

Nenhum comentário: