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quarta-feira, 2 de março de 2011

Projeto pedagógico: Dia da consciência Negra





Justificativa 

O negro no mercado de trabalho 

No dia 13 de maio de 2008 completou-se 120 da promulgação da Lei Áurea, que pôs definitivamente o fim de 300 anos de escravidão no Brasil. Com o objetivo de reconhecermos como se encontram os descendentes dos negros que foram escravizados no Brasil, lemos as reportagens publicadas na data de comemoração da Lei e pudemos verificar que a situação dos descendentes de negros não está muito distante da escravidão. Os negros têm conseguido poucas ou nenhuma conquista de liberdade. Para justificar as nossas pesquisas, entre textos publicitários e históricos, descrevemos os dados publicados na Folha de São Paulo no dia 11 de maio de 2008. De acordo com os dados das reportagens, foi possível verificar que no mercado de trabalho, 120 anos depois da Lei Áurea, oferece oportunidades restritas de ascensão na hierarquia das empresas. Preconceito e acesso limitado à educação são apontados como grandes barreiras para os negros, que são 49,5% da população. 

Objetivos: 

  • Promover discussão e reflexão sobre a influência da cor na organização da sociedade. 
  • Identificar na sociedade o tratamento dado ás pessoas de cor. 
  • Refletir sobre o processo histórico do negro na sociedade brasileira e sua trajetória de inserção, exclusão e inclusão na participação nesta sociedade 

Desenvolvimento do projeto: 

Leitura de reportagem sobre a condição sócio-econômica do negro na sociedade atual no Brasil. 

Leitura de textos com informação histórica sobre a origem da população negra no Brasil. 

Análise de dados gráficos sobre a situação do negro na educação, economia, saúde, segurança, etc. 

Produção de textos de opinião frente as informações veiculadas e discutidas na sala de aula. 

Criação de blog de discussão sobre políticas públicas de inclusão do negro nas instituições sociais. 

Uso da comunicação on line para intercambiar informações sobre o negro na sociedade. 

Identificar a inclusão do negro na publicidade. 

Uso do texto literário que tratam da questão étnica. 

Menino marron, ZI

Um comentário:

Derland disse...

Muito legal seu blog e otimo, e muito criativo, se depois vocês quiser olhar o meu blog e dar a sua opnião eu ficarei muito grato: http://derlandreflexivo.blogspot.com/