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quarta-feira, 2 de março de 2011

Reflexões sobre a prática docente



Quanto à prática do projeto político pedagógico: 



Há um projeto pedagógico no processo ensino aprendizagem igualitário em todos os ciclos?

Os instrumentos de avaliação são os mesmos utilizados em todos os ciclos?

Há metas e estratégias de ensino aprendizagem de consenso?

O corpo docente compartilha as estratégias e metas?

Há reuniões com o corpo docente da escola para estabelecer objetivos gerais no processo ensino aprendizagem, bem como para análise de resultados ?

Há levantamento de dados de resultados?

São construídas propostas para sanar problemas de aprendizagem?

Quais os envolvidos na solução de problemas de aprendizagem?



No ensino da língua materna: 



Qual é o enfoque dado ao ensino ( tradicional ou eclético) ?

Que tipos de textos os alunos têm acesso , a partir de quando e com qual freqüência ?

{ realísticos, imaginários, instrucionais, jornalísticos, charadas, charges, enigmáticos, tabelas) 



Quanto à produção de textos, o que o aluno é orientado a produzir: (textos reais, bilhetes, relatórios, recontos, manchetes, slogans, poemas, receitas) 

Como estes textos entram na sala de aula: através de projetos, demandas reais da turma(festas, excursões, relações pessoais do grupo, grau de interesse) 

Como é desenvolvido o ensino da gramática e ortografia: a partir da produção de texto, exercícios isolados( tecnicismo)?



Quanto à linguagem oral 

Como é considerada a linguagem do falante e sua bagagem cultural lingüística?

Em que aspectos as outras áreas de conhecimento cooperam na aprendizagem da língua escrita e no desenvolvimento da linguagem oral?



Sobre o perfil da turma e ou do aluno: 



O professor toma conhecimento da turma a partir de comentários; por informação do apoio pedagógico, pela análise de conceitos, com troca entre os pares, pela leitura do diário de classe do ano anterior. 

O professor tem conhecimento do trabalho que foi realizado com a turma: através do conhecimento do planejamento específico, acompanhamento do desenvolvimento do trabalho através de reuniões e conselhos, através do diário do ano anterior. 



Sobre as relações interpessoais do grupo: 



O grupo reúne por níveis de interesse profissional. 

Há cooperação diária. 

Há no grupo lideranças positivas. 

Há interesse no grupo de manter o bom relacionamento. 

Há ou não fofocas. 

Há ou não preferências e/ou rejeições explícitas. 

Há cumprimento de regras estabelecidas no grupo. 

Há socialização de idéias. 

Os envolvidos em cada etapa compartilham problemas e soluções. 

Há ou não objetividade na resolução de problemas. 

As reuniões têm critérios estabelecidos e são produtivas 

O corpo docente é cientificado das medidas que são tomadas em relação a algum membro do grupo, em benefício do desempenho do trabalho do grupo. 

As regras e medidas definidas são as mesmas para todo o grupo: em relação às faltas, substituições, saídas e entradas fora do horário, participação de treinamentos em horário de trabalho e são levadas ao conhecimento de todos em função do bom andamento do trabalho . 

O grupo é capaz de distinguir questões de ordem profissional, das questões de ordem pessoal. 

Há equilíbrio e controle emocional no grupo frente a conflitos. 

O grupo demonstra maturidade para enfrentar os problemas provocados por situações de stresse(greves e conseqüências, confronto da comunidade, confronto com determinações de ordem administrativa) 

O grupo demonstra capacidade de se colocar no lugar do outro, de abrir mão de vantagem pessoal por questão de ética e de respeito pelo direito do outro. 

O grupo é capaz de enfrentar os conflitos, sem tentar dissimula-los em questões simplistas. 

A relação com o grupo é positiva. 

Não existe no grupo problema de relações pessoais que exija uma tomada de consciência e de reflexão para melhorar o clima e o ambiente de trabalho. 

O relacionamento do grupo interfere de maneira desgastada na produtividade do trabalho 

Há ou não transparência, sem caráter pessoal nas discussões do grupo. 



Quanto à administração: 

É sempre presente e atenta à rotina da escola. 

Com que freqüência caminha com o grupo. 

O que conhece em relação ao processo pedagógico. 

Tem conhecimento dos problemas de ordem docente e discente 

E presta assessora e apoio ao grupo, sem preferência ou distinção.

Um comentário:

Derland disse...

Muito legal seu blog e otimo, e muito criativo, se depois vocês quiser olhar o meu blog e dar a sua opnião eu ficarei muito grato: http://derlandreflexivo.blogspot.com/