Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dicas para a volta as aulas

Dicas
O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. Sugerimos algumas dicas para trabalhar estas questões.


O jovem no Ensino Médio

Quando o jovem chega ao Ensino Médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas... 

Livros:

Super - de Marcelo Carneiro da Cunha. No mundo digital, ele é Prince, um dos melhores hackers entre os muitos que invadem sites e servidores para mostrar o seu talento, para se divertir ou para passar o tempo. Mas descobre que pode utilizar a internet para uma ação mais saudável e transformadora. Editora Record.

Diário de um professor - organizado por Otavio Rojas, com o objetivo de resgatar o prestígio do professor e valorizar seu cotidiano de dificuldades e anseios, é uma coletânea de 62 histórias que relatam atividades diárias de docentes em escolas gaúchas. Editora Orquestra.


Filmes e Vídeos:

* Pro dia nascer feliz - 2006 - As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. Direção de João Jardim. 

* Clube dos Cinco - 1985 - adolescentes que aprontam na escola, tem por castigo passar uma tarde fechados para escrever um texto de mil palavras falando sobre o que pensam sobre eles mesmos. Acabam compartilhando suas histórias de vida. Direção: John Hughes.

* O Passo de um vencedor: uma história de superação - o documentário narra a história do atleta biamputado Pauê que, em 2000, sofreu um acidente que fez com que perdesse parte de suas pernas. O jovem de 18 anos apaixonado por esportes viu, por um momento, seus sonhos desabarem. Conta a trajetória de superação após o acidente, tornando-se uma lição de vida e exemplo para muitos.

* Sociedade dos poetas mortos
Propõe um outro modelo de aula, em que o estudante é desafiado a buscar e a criar e não apenas a esperar pelo conhecimento.
Assistir ao filme e propor que, em grupos, conversem sobre como gostariam de ser vistos e tratados enquanto estudantes; como gostariam de ser tratados entre os colegas de turma; como gostariam de tratar seus professores; como aprendem melhor. 
Pedir que anotem estas idéias e, durante o ano, as retomem com a turma, avaliando dificuldades e conquistas.

Outros vídeos disponíveis na internet que podem ajudar a promover debates na escola:

* Escolhas e motivações - Confira: www.youtube.com/watch?v=wcWr7JFX9fY&NR=1

* Poder e competência - Confira: www.youtube.com/watch?v=Q7gdfWbkdgI&feature=related

* Todos nós queremos ser jovens - Confira: www.youtube.com/watch?v=-UTxmO_sNZA



Site:

Todos pela educação

Confira no site do movimento como todos nós podemos contribuir para melhorar a educação brasileira.

A biblioteca deste site disponibiliza pesquisas e estudos sobre a Educação no Brasil. Nela você encontra materiais sobre diversos temas relacionados à melhoria da qualidade da Educação. Participe deste movimento!

Nenhum comentário: