Mensagem do dia

Estude! Saber é o maior diferencial que existe!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

 Iniciar um novo ano de aulas é um acontecimento singular. É uma mistura de festa, expectativas, ansiedade, preocupação... É reencontro de colegas, novas amizades, curiosidade sobre os estudos, promessa de estudar mais...

     Aulas chatas, professores exigentes, colegas “insuportáveis” podem ser preocupações menores. Afinal, quantas decisões de vida, convicções existenciais, projetos de vida são moldados no período escolar. É também o grande ensaio da convivência social, fazendo das diferenças uma riqueza e não um peso.


 Sugestão de atividades


Viver e conviver

     Os filmes Clube dos Cinco (1985) e Pro dia nascer feliz (2006) (trailer:www.youtube.com/watch?v=uxEQhcZNHfM) contam a história de adolescentes e suas vivências na escola, permeadas de suas histórias de vida, sonhos e desencontros.

Sugestão de atividade:

- Fazer a crítica dos filmes Pro dia nascer feliz e Clube dos Cinco.

- Conversar sobre as ações que fazemos ou presenciamos e que estragam a convivência entre as pessoas. Sobre o papel dos conflitos sempre presentes na convivência humana; a diferença entre conflito e confronto e o que cada um deles gera.

     Depois, sobre quais valores restabelecem o respeito, a confiança e a boa convivência do grupo e da comunidade.

- Conversar sobre a escola que queremos e a contribuição de cada grupo: professores, estudantes, funcionários, equipe diretiva etc., para criar na escola um ambiente bom de convivência que possibilite às pessoas se exercitarem na vivência da paz, do respeito às diferenças e da solidariedade.

 Faça sua parte
Forme grupos para discutir as dicas do "Movimento Todos Pela Educação" para os estudantes. Cada grupo discute três ou quatro dicas e depois apresenta para os demais as principais ideias debatidas. Pode-se propor que cada um apresente em forma de rap ou outro estilo musical.

Veja cada dica mais detalhada no site:www.todospelaeducacao.com.br 

1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante 
3 - Não abra mão de seu direito de aprender 
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais 
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apoie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na educação 
16 - Apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil

Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.

Característica: autoconhecimento, descobertas, memória.

Material: cartolinas, hidrocor, fita adesiva.

Descrição:

1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, aprofundando o conhecimento mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. As cartolinas com as informações pessoais são mostradas ao grupo.

Comentários:

1. As cartolinas podem ficar expostas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma conversar posterior sobre o que ocorreu pode possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.


Bom retorno a todos!!! 

Nenhum comentário: