segunda-feira, 15 de abril de 2019

Arte - Criando instrumentos musicais







Objetivos 

1) Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais. 

2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão. 
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais. 

O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais. 

Atividade 

As propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na qualidade do som a ser obtido.

Exemplo de instrumento de sopro:


 Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.

Exemplo de instrumento de corda: 

Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.


Exemplos de instrumentos de percussão:


 São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.

MATERIAL

O texto Música - origem pode ser utilizado como ponto de partida. Imagens de instrumentos musicais variados. 

Sucata: garrafas pet, latas de vários tamanhos, mangueiras, funis, tubos e caixas de papelão, chinelos velhos, elásticos de vários tamanhos (é interessante que os alunos tragam de casa). 

Para detalhes e acabamento: sementes, grãos, pedras, fita adesiva, cola, tinta. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário e sugestões: